Comidas tipicas da Espanha – pratos, sabores e influências
Conheça mais sobre a cozinha espanhola, os principais ingredientes utilizados, os pratos mais conhecidos e a influência de outros povos na culinária.
Comer, comer, comer! Tem coisa melhor que isso? Além do fato de prover a saciedade, o hábito de se alimentar proporciona experimentar novos sabores e, mais ainda, conhecer a própria identidade de um povo.
A identidade de uma nação é composta por dois elementos importantes – a língua e a cultura alimentar. Esta, em específico, traz marcadores importantes, como os tipos de ingredientes utilizados, os pratos emblemáticos e até mesmo a posição social de quem os consumiu ao longo da História.
Não é à toa que a Unesco declarou os pratos típicos como patrimônio imaterial de um povo! Quer alguns exemplos? A nossa culinária, tão rica e diversificada! Ou, a comida mediterrânea, com sua diversidade de ingredientes e influências. Mais ainda, a espanhola, com sabores marcantes e elementos extremamente variados!
Falando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre a culinária espanhola, seus pratos típicos, diferenças entre regiões e os itens mais utilizados?
Influências na culinária espanhola
A Espanha é um país extremamente diversificado e, como a maior parte das nações europeias, guarda séculos de muita história. Ao longo dos anos, o território foi habitado por diferentes povos que, obviamente, trouxeram e deixaram um pouco de seus próprios costumes e cultura.
Os gregos, por exemplo, introduziram o óleo de oliva e azeitona. Os árabes e mouros contribuíram com o arroz, nozes, frutas e temperos (canela, noz-moscada e açafrão). Por isso, podemos afirmar que a variada cozinha espanhola reflete a história do país e a influência sofrida por várias culturas.
Brasileiros, no geral, adoram a comida espanhola e sabe por quê? Assim como nós, os espanhóis adoram diversificar seus pratos, por isso, a culinária pode variar conforme a região visitada. Apesar disso, algumas técnicas e ingredientes são comuns a todas, a exemplo do uso de azeite de oliva, alho, cebola e pão como acompanhamento.
O hábito de refogar os alimentos e o consumo de saladas durante o verão também é algo que se vê por toda a Espanha. Ah, e o jamón, o famoso presunto espanhol, é aquele ingrediente “coringa” de boa parte das receitas.
As diferentes regiões da Espanha
Além da influência de países vizinhos, a culinária espanhola é caracterizada por suas variações entre suas regiões. Então, para ir se familiarizando com os nomes e pratos encontrados pelo país, conheça quais são elas:
- Galiza, Astúrias e Cantábria, País Basco, Navarra, Andaluzia, Canárias, Aragão, Castela e Leão, Baleares, Castilha la Mancha, La Rioja, Murcia, Estremadura, Catalunha, Valencia e Madrid
Principais ingredientes espanhóis
Os ingredientes mais encontrados nos pratos espanhóis são azeite, alho e cebola, além de pães, sangrias, cerveja e vinhos para acompanhar. Nas mesas espanholas, não costuma faltar frutos do mar, chorizo (preparado de carne e gordura), jamón serrano, sofrito (refogado de cebola e tomate) e queijos.
Principais pratos salgados espanhóis
1. Paella Espanhola
Esse é, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos da Espanha. A paella foi criada por camponeses valencianos que saíam para trabalhar com o alimento que os sustentaria ao longo do dia. Misturavam arroz, azeite e sal às sobras, legumes e caças que conseguiam, preparando tudo em uma panela redonda com alças chamada…palla.
Seus ingredientes básicos permanecem os mesmos, apenas adicionando o açafrão, mas a popularização do prazo fez com que outros itens fossem acrescidos, como camarão, lula, polvo e mexilhão. Aos poucos, o prato típico valenciano foi ganhando território e chegou ao litoral, difundindo-se por todo o país.
2. Tapas Espanholas
Você, com toda certeza, já deve ter ouvido falar nas tapas espanholas! Uma receita muito simples, de repente, criou vida própria devido às variações encontradas em diversas partes da Espanha. E sabe como elas surgiram? Reza a lenda que os jovens espanhóis se reuniam em bares e ficavam incomodados com os mosquitos assentando em seus copos.
Por isso, costumavam “tapá-los” com torradas. Mas, alguém teve a brilhante ideia de cobrir os pãezinhos com queijos e outras delícias. Assim, nasceu o mais famoso acompanhamento da Espanha. Há quem diga que as tapas surgiram mesmo no reino de Alfonso X, El Sabio.
Consta que foi recomendado a curar uma enfermidade tomando algumas taças de vinho. Para amenizar os efeitos do álcool, comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro. Outra teoria dá conta de que o grande número de acidentes provocados por carroceiros embriagados obrigou os taberneiros a servir aperitivos com vinho ou cerveja.
Porém, eles vinham em um prato colocado sobre o copo e os clientes só poderiam beber depois de comer os petiscos. Enfim, independente de sua origem, nem pense em tomar alguma coisa sem uma boa “tapa” por perto! As mais comuns são patatas bravas, lulas, jamóns, camarões e queijos.
3. Pisto
Um prato simples e delicioso, o pisto tem seu modo de preparo variável de acordo com a região, além da própria época do ano. Isso porque sua receita leva diversos legumes fritos acompanhados por um ovo frito. Simples assim!
4. Polvo Galego
O polvo galego é uma receita simples originada na região da Galícia e, por isso, é encontrada em feiras livres. Servido em prato de madeira, o polvo é cozido inteiro e depois cortado em rodelas para ser polvilhado com sal, pimentão e azeite.
5. Cocido Madrileño
Como o próprio nome já diz, o cocido madrileño é um dos pratos mais populares da capital espanhola, Madri. O principal ingrediente da receita é o grão-de-bico, mas o prato é bem farto e conta com acelga, frango, linguiça, batata, repolho, vagem, caldo e outros itens.
6. Setas a la Plancha con Jamón
O jamón, como já comentamos, é uma das especiarias mais consumidas na Espanha. As setas a la plancha são uma espécie de entrada que leva cogumelos grelhados na chapa, azeite e presunto.
7. Tortilla de Patata
Mais um prato típico espanhol que tem algumas variações ao redor do mundo. A tortilla de patata lembra bastante o nosso omelete e é feito de….ovos e batatas! Mas, assim como os brasileiros, os espanhóis adoram inventar e a receita muda conforme a região onde é preparada. Por isso, não se espante se seu pedido vier incrementado com linguiça, cebola, pimentão e champignon.
Normalmente, a batata é cozida no azeite com antecedência, dando ao prato um sabor bem especial. Ah, e estando em Madri, tente experimentar a tortilla brava, que ganha um sabor picante graças à adição da páprica.
8. Costillas de Cerdo al Ajillo con Patatas
O prazo é típico das regiões de León e Astúrias. A receita indica partir a costela de porco em pedaços para depois mariná-los em vinho branco, sal grosso e dentes de alho. Depois, basta cozinhá-los na panela de ferro.
9. Fabada Asturiana
O prato típico da região das Astúrias é normalmente consumido no inverno por ser um pouco mais pesado. O preparo é iniciado na véspera quando feijões brancos são cozidos por três horas com uma cebola inteira, além de azeite, açafrão e pimentão. Depois, é só adicionar carnes de porco cruas e defumadas.
Há quem diga que a fabada asturiana deve ser acompanhada por cerveja, outros com sidra e, ainda, um bom vinho. O fato é o prato é delicioso e não pode deixar de ser provado.
10. Gazpacho
O gazpacho é muito popular na Espanha, especialmente na região sul (Múrcia, Andaluzia e Valência) e acabou difundido para algumas regiões de Portugal. A sopa fria é preparada com ingredientes simples, como pepino, alho, tomate e outros. Mais uma vez, a receita pode variar conforme a região e leva nomes diferentes, como Gazpacho de Andaluzia, de Extremadura ou de la Mancha.
11. Mejillon Gallego
Criado na região da Galícia, o prato leva mexilhões capturados na costa norte espanhola. Especialistas comentam que estão entre os melhores do mundo e a recomendação é que os restaurantes os sirvam bem frescos para não perder o sabor original.
12. Patatas Bravas
As patatas bravas nada mais são do que batatas cortadas fritas e temperadas com molho apimentado de tomate. O prato é uma das tapas mais solicitadas nos bares espanhóis.
Principais doces espanhóis
1. Turrón de Alicante
O sabor deste doce típico da região de Alicante é bem conhecido por nós, brasileiro. Os torrones são, nada mais, que uma pasta de caramelo feita com clara de ovos e amendoins. Você pode encontrá-los em festas populares e romarias.
2. Arroz con Leche
O nosso conhecido arroz doce feito com arroz cozido na água, leite e canela.
3. Churros
A sobremesa nasceu na região ibérica e é feita com massa de farinha de trigo frita no óleo. A receita chegou à América do Sul graças à colonização e, por aqui, costuma levar recheios diferentes, como doce de leite e chocolate.
4. Magdalenas
São bolinhos macios preparados com ovos, farinha, fermento, açúcar e manteiga.
5. Polvorón
O polvorón é um biscoito doce amanteigado típico das regiões da Andaluzia, Sevilha, Castilla Y Léon. Muito apreciado em festas natalinas, tem uma receita simples feita à base de farinha de trigo, amêndoas sem casca, açúcar refinado, gordura de porco e canela. Mas, há preparos mais elaborados que levam cereja, chocolate e coco ralado.
6. Torrijas
As torrijas estão para os feriados santos assim como as rabanadas estão para o Natal. O doce surgiu como um alimento indicado para a recuperação de mulheres grávidas e tem uma receita bem simples – fatias de pão dormido empanadas com ovos, vinho ou leite e fritas no óleo. Se preferir, pode cobrir as fatias com caldas doces ou canela.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.