Comitê da Câmara estadunidense, em votação partidária, avança a favor da proibição do TikTok
A proibição do TikTok tornou-se um projeto de lei na última quarta-feira, 1, apresentado pelo Comitê de Relações Exteriores dos EUA.
Na última quarta-feira, 1, o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos avançou com o projeto de lei que proíbe o acesso ao TikTok no país. Joe Biden, o presidente, teria a oportunidade de impossibilitar a presença de 100 milhões de estadunidenses no aplicativo. A política chinesa foi a principal questão para que os republicanos estivessem a favor da proibição.
TikTok e a proibição nos EUA
Após a aprovação, ainda não ficou evidente a forma como o TikTok será proibido no país. O porta-voz da Câmara, Kevin McCarthy não respondeu aos questionamentos levantados sobre o caso.
Sabe-se que, apesar da lei permitir a proibição visando questões de segurança nacional, o TikTok poderia ser liberado novamente no próximo mandado caso Biden não seja reeleito.
Foram mais de quatro horas de debates no dia anterior e 11 projetos de leis apresentados com a China sendo protagonista das pautas. Coincidentemente, republicanos e democratas estiveram em comum acordo com quase todas as pautas.
A lei voltada para a proibição do TikTok, no entanto, foi aprovada mediante a decisão dos republicanos, com 24 a 16, contando com nenhum voto dos democratas.
Este, portanto, não é um momento isolado da história entre os dois países, pois o EUA estava observando o TikTok há tempos. Em 2020, a ByteDance, empresa que controla o TikTok, disse que estava criando estratégias para desmembrar o TikTok a fim de não decretar o encerramento das funções no país.
O TikTok foi pauta de proibição durante o governo de Trump, mas não foi à frente por conta da derrota do ex-presidente para Biden.
Assumindo o cargo, Joe Biden continuou a pressão contra o aplicativo, revogando questões dos governos anteriores e acrescentando à lista novidades sobre a proibição. Seguem, portanto, rumores de proibições no governo atual e chances mais claras podem estar perto.
Comentários estão fechados.