Saiba mais sobre como a falta de vitamina A pode ser prejudicial à sua saúde

A falta dessa vitamina pode causar diversos problemas de saúde, inclusive a cegueira. Aprenda a evitar que isso aconteça.

A vitamina A é um nutriente muito importante para o nosso corpo, auxiliando na nossa visão e na renovação adequada das células dos tecidos do corpo, de forma que a falta dessa vitamina pode ser muito prejudicial. Sendo assim, é importante conhecer os sinais que nosso corpo dá quando a vitamina A começa a faltar.

Veja também: Conheça 10 sinais de quem possui deficiência de vitamina C, causas e como tratar

Falta de vitamina A

Essa carência do nutriente é mais comum em crianças e idosos, especialmente em regiões mais pobres. Normalmente, o primeiro sinal de que essa substância está em falta é a cegueira noturna, ou seja, quando o indivíduo começa a ter dificuldade para enxergar em lugares/horários mais escuros.

Se essa condição se agravar no corpo, você pode chegar a ter uma perda parcial ou total da visão. Mas esse não é o único sintoma.

Nesse sentido, muitas pessoas têm alterações na pele, que fica ressecada e passa a ter uma cicatrização mais lenta. Além disso, algumas têm perda de paladar, e a falta da vitamina deixa o corpo vulnerável a infecções, visto que ela tem papel essencial no sistema imunológico.

Para finalizar, essa baixa do nutriente foi também associada à infertilidade devido ao seu papel no sistema reprodutivo e no desenvolvimento das crianças, que pode ser afetado se não absorverem vitamina A suficiente.

O que causa e como tratar?

Entre os fatores que podem causar a deficiência dessa vitamina no nosso corpo, estão a alimentação, a síndrome da má absorção, o uso excessivo do álcool e/ou de laxantes que possuam óleo mineral.

Diante disso, o que pode ser feito para tratar o problema é a reposição dessa vitamina, que pode ser feita em doses diárias de acordo com a recomendação do seu médico.

Em complemento a isso, é preciso vigiar a alimentação e buscar sempre inserir alimentos ricos em vitamina A na sua dieta. Para isso, busque normalmente alimentos laranjas, vermelhos e verde escuros, além de laticínios, pois estes costumam conter vitamina A. Por último, cuide da saúde dos seus olhos, protegendo-os da poeira, vento, poluição e ar condicionado.

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