Como acalmar os filhos sem usar o celular como distração?

Alguns pais podem utilizar os aparelhos eletrônicos como um método de acalmar os filhos, mas essa prática pode ser até pior. Saiba mais.

Com a chegada da tecnologia e a inclusão digital, as crianças cada vez mais nascem em um ambiente rodeado de aparelhos eletrônicos, como celulares. Por vezes, os pais podem usar o smartphone como ferramenta de distração para os pequenos. Entretanto, essa prática pode ser prejudicial, visto que os filhos ainda não entendem muito bem os próprios sentimentos no começo da vida. Então como acalmar os filhos sem usar o celular? Contamos aqui. Confira!

Muitas vezes é um desafio acalmar os filhos

Quem nunca presenciou uma criança fazendo birra, chorando, gritando, esperneando ou coisas do tipo? Essa é a maneira que eles têm de lidar com sentimentos negativos, que ainda não aprenderam a interpretar e agir de maneira correta para que a sensação passe.

Esse comportamento pode incentivar os pais a dar um aparelho nas mãos da criança, assim elas se distraem do que estão sentindo. Contudo, essa atitude pode prejudicar o desenvolvimento da criança, o que vai acabar sendo mais prejudicial para o convívio familiar.

As telinhas digitais comprovadamente alimentam a impulsividade e hiperatividade das crianças, de acordo com uma pesquisa publicada no JAMA Pediatrics. O resultado do estudo feito com 422 pais e filhos demonstrou que no decorrer de vários meses, as crianças que usaram o celular para se distrair de sentimentos negativos tiveram situações de mudanças bruscas de humor, bem como maior impulsividade.

Esse tipo de reação negativa foi ainda mais presente em crianças do sexo masculino e de forte temperamento.

Como acalmar as crianças sem usar o celular

Primeiramente, é necessário conversar e estimular as crianças para que elas saibam o que estão sentindo, e também demonstrar as melhores maneiras de lidar com esses sentimentos. É possível realizar isso como se fosse um jogo, fazendo com que a criança dê nome ao que está sentindo no momento.

Também é importante definir horários regrados que devem ser cumpridos em relação à utilização de eletrônicos pelas crianças, assim elas percebem que a atividade pode ser um tipo de diversão, não de distração dos sentimentos.

Por fim, uma opção para os pequenos extravasarem as energias da infância é praticar algum esporte ou atividade física.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.