Como adquirir a 2ª via do RG de forma gratuita
O documento de RG só era gratuito quando emitido pela primeira vez ou quando a renovação é obrigatória aos 18 anos de idade.
Geralmente, quando vamos requerer uma segunda via de algum documento, é necessário pagar uma taxa para emissão, que varia entre R$ 26 e 96, dependendo do documento e da região. Porém, existem algumas situações onde a emissão desta segunda via é feita de forma gratuita, como quando você é furtado ou roubado. Para que você não pague nada, quando este tipo de situação acontece, é necessário realizar o boletim de ocorrência para garantir um novo documento sem custos.
O documento de RG só era gratuito quando emitido pela primeira vez ou quando a renovação é obrigatória aos 18 anos de idade. Além do caso de roubo ou furto ser gratuito, agora existe mais uma forma de garantir o documento gratuitamente, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Leia mais: Novo RG, denominado Carteira de Identidade Nacional, já está em vigor
Novo RG já está disponível para ser solicitado:
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em alguns estados em duas versões: física e digital. A maneira de se conseguir a nova CIN digital é através do aplicativo do governo federal.
No entanto, vale lembrar que a versão digital estará disponível somente após a emissão do documento de identidade físico. Com isto, a CIN vai poder ser utilizada nos postos de imigração dos países membros do MERCOSUL, conforme previamente sancionado pelo governo.
Quem está apto a solicitar a 2ª via do RG de forma gratuita?
Fora os episódios de roubos ou furtos, onde é necessário apresentar o boletim de ocorrência (BO). Existem outras pessoas que estão aptas a solicitarem a 2ª via gratuitamente, por conta de suas situações atuais:
- Pessoas que estão desempregadas há mais de três meses com Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Erros de digitação no documento, em até 90 dias após a emissão;
- Idosos (mulheres acima de 60 anos e homens com mais de 65 anos);
- RG extraviado ou danificado por conta de desastres naturais, desde que apresente um BO em até 90 dias do ocorrido;
- Cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza via apresentação do Número de Identificação Social (NIS).
Consequentemente, o documento de identidade pode ser solicitado na Polícia Civil, nas unidades do Poupatempo e na Secretaria de Segurança Pública. Você precisa apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- CPF;
- Certidão de Casamento;
- Duas fotos 3×4.
Comentários estão fechados.