Como ajudar pessoas que sofrem de pesadelo?

Venha descobrir como é possível manipular os sonhos.

O sonho é considerado cientificamente como uma experiência de imaginação do inconsciente durante o sono. Alguns sonhos podem ser caracterizados como pesadelo, ou seja, sonhos assustadores, que podem afetar o indivíduo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre um estudo feito por cientistas que conseguem ajudar quem sofre de pesadelo com a manipulação através do som.

Leia mais: Importante saber: 6 sinais de ansiedade em crianças

Manipulação do sonho através do som

Os pesadelos podem afetar tanto as crianças, como os adultos, em relação à qualidade do sono e no dia a dia. Eles são mais frequentes em pessoas com determinadas condições de saúde mental.

Uma das formas de tratamento é através de medicamentos, além de uma técnica cognitivo-comportamental denominada Terapia de Ensaio de Imagem (TR), que consiste em que os pacientes pensem em seus pesadelos e procurem imaginar um final feliz para ele. Essa forma de tratamento, não é 100% eficaz e, por isso, pesquisadores buscaram uma nova forma de tratamento terapêutico.

Novo método para contornar pesadelos

Através de estudos científicos, alguns pesquisadores descobriram uma maneira de melhorar a prevenção contra pesadelos assustadores. Tal prevenção consiste em uma dose de som tocada durante o período de sono, aumentando assim o tratamento terapêutico.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Genebra, através de estudos científicos, foi possível concluir que as pessoas conseguem perceber sonhos e até odores durante o sono. A reativação de memória funciona e é capaz de associar o som a uma memória recém-formado ou aprendida.

Os pesquisadores analisaram 36 pessoas com distúrbios de pesadelo com a exposição de som durante o sono, monitorando sua atividade cerebral durante algumas semanas. Eles dividiram os voluntários em 2 grupos, um desses grupos era exposto ao som e passou pelo processo de tratamento de RT e o outro só passou pelo processo de RT.

Assim, foi possível concluir que todos os participantes relataram menos pesadelos e que, aqueles que foram expostos ao som durante o período de sono, relataram ainda menos pesadelos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.