Como aliviar os sintomas de picada de formiga
Saiba o que fazer ao ser picado por uma formiga.
Nem parece real, mas um bicho tão pequenininho quanto a formiga pode causar incômodos imensuráveis. Além da coceira, a irritação na pele também pode ser um dos sintomas apresentados. Em casos graves, uma picadinha dessas pode até mesmo matar.
Por conta disso, é necessário saber exatamente o que fazer para o quadro não evoluir para um caso mais grave e que apresente risco à saúde. Para saber como aliviar os sintomas da picada de formiga, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Se livre das formigas de uma vez por todas com esses truques.
O que fazer ao ser picado por uma formiga:
Existem inúmeras espécies de insetos no Brasil. Alguns desses costumam ser letais, enquanto outros apenas irão te incomodar durante um tempo. Em geral, os sintomas de picada de formiga costumam ser dor ou coceira no local; vermelhidão; e, ainda, inchaço. Entretanto, o corpo humano é algo muito diverso, e, por conta disso, as reações podem ser distintas para cada indivíduo. Em vista disso, em algumas pessoas também pode aparecer uma bolha no local da picada.
Independente de qual for o tipo da formiga, uma das recomendações é unânime: evitar coçar a área, principalmente com as mãos sujas. Dessa forma, é possível evitar a ocorrência de infecções secundárias por bactérias, além de evitar piorar o estado as ferida por meio do atrito com as unhas.
Alergia à picada de formiga, existe?
Este é um caso raro, porém é sim possível encontrar indivíduos alérgicos à picada da formiga. Em casos como esse, é recomendável buscar atendimento médico em uma unidade de emergência o quanto antes.
Quando se trata de um quadro alérgico, o problema pode evoluir com muita rapidez. Normalmente, os primeiros sinais costumam ser vermelhidão, coceira, inchaço e sensação de queimação. No entanto, quando não há tratamento ou melhora do quadro, em seguida pode vir o inchaço das vias respiratórias.
Isso é muito perigoso pois envolve a área do nariz, boca e garganta, fazendo com que a conexão com o estômago fique ainda mais estreita, dificultando a passagem de ar. Um desses quadros pode evoluir para um choque anafilático, por isso é importante manter os cuidados precoces.
Comentários estão fechados.