Como atualizar o Cadúnico em Agosto para não perder o benefício
Para conseguir ter acesso a diversos programas sociais do governo é preciso manter o CadÚnico atualizado
A atualização periódica do Cadastro único (Cadúnico) é um requisito para o indivíduo brasileiro que recebe benefícios sociais do governo. Quem não revisar seus dados dentro do prazo adequado corre o risco de ter seus pagamentos congelados e até suspensos. Por isso, confira neste artigo quem precisa atualizar o Cadúnico em agosto.
Leia mais: Auxilio Brasil: saiba o que pode congelar seus pagamentos de R$ 600
Quem deve atualizar o CadÚnico?
Manter o Cadúnico atualizado é uma das exigências para que os cidadãos possam se beneficiar dos programas sociais do governo. Nesse sentido, há um grupo que teve que concluir a verificação cadastral até 12 de agosto para evitar a suspensão ou interrupção dos pagamentos. Ele é formado por famílias que tiveram discrepâncias que foram descobertas após comparar seus dados com os de outras bases.
O prazo estava previsto para expirar em 10 de junho, mas o Ministério da Cidadania decidiu prorrogá-lo depois de terem visto as enormes filas que se formaram nas cidades durante o período. O Cadúnico é a porta de entrada para iniciativas como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Portanto, o prazo para os cidadãos de forma geral realizarem a revisão cadastral também foi prorrogado, e agora é 14 de outubro. Nesse caso, a obrigatoriedade é exigida nos casos de quem está há mais de dois anos sem atualização.
Como atualizar o CadÚnico?
Devido à pandemia, muitos cidadãos ficaram impossibilitados de realizar o procedimento. Esses indivíduos foram novamente convocados pela massa Cidadania este ano.
O responsável pela família deve visitar um CRAS ou um dos postos de atendimento do CadÚnico em sua comunidade para atualizar os dados. Um profissional fará o atendimento e fará uma nova entrevista para confirmar as informações.
Por isso, caso mudanças como: endereço, emprego, morte ou nascimento de um membro da família deve ser informado na revisão dos dados.
Comentários estão fechados.