Dicas eficazes para aumentar o valor da aposentadoria em 2022
Está chegando a hora de se aposentar? Confira algumas dicas para obter uma aposentadoria mais vantajosa!
A aposentadoria é um sonho de muitos brasileiros, mas há cidadãos que se frustram quando descobrem quanto irão receber depois de se aposentar. Porém, existem formas para conseguir um benefício mais vantajoso e nós listamos algumas delas. Acompanhe a leitura deste artigo para saber como aumentar a aposentadoria.
Leia mais: Licença-paternidade: será que tenho direito?
Como aumentar a aposentadoria e ter um benefício mais vantajoso?
Tanto as pessoas que ainda vão dar entrada na aposentadoria quanto aquelas já aposentadas podem conseguir aumento no benefício. No caso daqueles que já recebem, há a possibilidade de pedir revisão do benefício e, para quem ainda não se aposentou, as dicas abaixo podem ajudar!
- Reconheça todos os trabalhos feitos ao longo da sua vida
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento onde ficam registrados todos os dados referentes às contribuições do trabalhador. Essas informações são essenciais, pois o CNIS é analisado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após o requerimento da aposentadoria.
Confirme se todas as informações no CNIS estão corretas. É fundamental garantir que todas as atividades exercidas estejam no documento, incluindo trabalho informal, jovem aprendiz, serviço militar, entre outros.
- Atividades insalubres e/ou perigosas
Esta dica é muito importante se você exerceu atividades especiais durante os anos de trabalho. Afinal, como você certamente deve saber, quem trabalhou em locais com condições insalubres ou perigosas tem direito à Aposentadoria Especial.
É comum que trabalhadores que exercem atividades especiais mudem de função na empresa ou troquem de profissão. Por esse motivo, podem acabar não atingindo o tempo mínimo para conseguirem a Aposentadoria Especial.
O que muita gente não sabe é que é possível aderir a uma contagem diferenciada para converter o período trabalhado em atividades insalubres ou perigosas em tempo de contribuição normal, o que pode adiantar a aposentadoria e aumentar seu valor.
- Trabalho rural
Trabalhadores que exerceram atividades no campo, mesmo que por um curto período de tempo, podem utilizar esse tempo para conseguir um valor adicional na aposentadoria. Por isso, caso o tempo de trabalho rural tenha sido excluído do cálculo da aposentadoria, é importante solicitar a revisão.
- Retire contribuições que diminuem o valor do benefício
Inicialmente, o INSS faz uma média com todos os seus salários de contribuição, contados a partir de julho de 1994 ou desde quando você passou a contribuir. Feito isso, pode ser aplicado um redutor partindo desta média, ou não.
Na prática, atualmente, após a Reforma da Previdência, quando o segurado passou pelo menos 15 anos pagando o INSS, é possível descartar os períodos de contribuição que diminuem o valor da aposentadoria. Um advogado é o profissional capacitado para orientar melhor sobre como fazer isso.
- Processos trabalhistas
Essa informação é pouco divulgada, mas trabalhadores que ganharam uma ação judicial contra o ex-patrão podem incluir o registro do processo no CNIS e, dessa forma, o cálculo da aposentadoria pode gerar um valor mais vantajoso.
Comentários estão fechados.