Como aumentar a motivação dos alunos pela Matemática

Para te ajudar a ser ainda mais produtivo no ensino dessa disciplina e ensinar os alunos a como gostar de matemática, vamos apresentar algumas estratégicas.

0

A disciplina de matemática muitas vezes é considerada vilã durante o ensino fundamental e médio. Mas a verdade é que seria difícil imaginar a nossa rotina sem os seus diversos recursos. Já imaginou como seria negociar, verificar as horas ou colocar as coisas em ordem sem os números?

Muitas coisas que realizamos em nosso cotidiano dependem deles e é por esse motivo que devemos direcionar um olhar diferenciado para essa disciplina. É claro que motivar os alunos a serem receptivos com ela não é uma tarefa fácil, mas é um dos aspectos mais importantes para ser bem sucedido na hora de ensiná-la.

Uma dica importante para professores que desejam aumentar sua eficácia é concentrar sua atenção nos alunos que se mostram menos interessados, da mesma forma como se atentam para aqueles que são mais motivados.

Para te ajudar a ser ainda mais produtivo no ensino dessa disciplina e ensinar os alunos a como gostar de matemática, vamos apresentar algumas estratégicas ou técnicas que podem ser utilizadas para motivar os alunos com idade entre 10 a 18 anos. Confira abaixo:

Estratégias para aumentar a motivação dos alunos em Matemática:

  1. Descobrir um Padrão

A fim de que os alunos descubram um padrão para aprender determinado conteúdo, você pode configurar situações artificiais. A técnica basicamente consiste em sugerir algo que eles tenham o prazer em encontrar o resultado e, na sequência, sejam capazes de compreender a ideia. Um exemplo seria apresentar a soma de números que resultaria na mesma quantia, como: 1 + 50 = 51, da mesma forma que 2 + 49 = 51. Esse tipo de exercício será muito útil para que os seus alunos adquiram uma experiência esclarecedora sobre o conteúdo.

  1. Apresentar um desafio

Uma ótima dica para entusiasmar os seus alunos e estimular o aprendizado da disciplinar, é propor desafios intelectuais, desde que tenha bastante cuidado na sua escolha. É importante balancear a dificuldade do desafio e as habilidades dos seus alunos, de modo que eles não se sintam frustrados ou incapazes de desenvolver algo.

  1. Use Matemática Recreativa

Para tornar a aula de matemática mais interessante e atrativa, você pode contar com recursos de motivação recreativa, que se referem a quebra-cabeças, jogos ou paradoxos. Estes dispositivos devem complementar o aprendizado, de forma simples e breve, pois isso resultará em um ganho motivacional específico.

  1. Conte uma história curiosa envolvendo matemática

Contextualizar algo também pode ser uma ótima forma de melhorar o aprendizado dos seus alunos. Caso conte a história de um evento histórico ou uma situação comum do dia a dia, você pode chamar muito mais atenção para o conteúdo que está sendo ministrado. Para que a estratégia seja realmente válida, é importante que o professor não tenha pressa para contar a história.

  1. Pedir aos Estudantes para justificar curiosidades matemáticas

Outra técnica bastante útil para motivar os alunos é solicitar que eles justifiquem uma de muitas pertinentes curiosidades matemáticas. Para que essa estratégia realmente surta efeito, é fundamental que os estudantes estejam familiarizados e confortáveis ​​com a curiosidade matemática que será explorada antes de serem desafiados.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.