6 conselhos para você aumentar a sua “sorte” na vida

Muitas pessoas andam infelizes com o seu trabalho e, consequentemente, com a vida. Mas a teoria do acontecimento pode ajudar.

Junto com a pandemia, crises existenciais têm surgido com o propósito de mostrar que as pessoas não estão satisfeitas com as suas vidas, no geral. As pessoas não estão felizes com suas carreiras, ambiente em que vivem, com o país e outros fatores e, com isso, estão apenas vivendo no automático. Mas a teoria do acontecimento de Krumboltz te mostra como aumentar a sua sorte. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre ela.

Leia mais: Tenha sorte com essas receitas de simpatias para atrair felicidade

Happenstance: A teoria do acontecimento

O acaso é tipicamente definido como uma circunstância que acontece por sorte, serendipidade ou algum outro acaso aleatório. A Teoria do Happenstance para o desenvolvimento de carreira foi desenvolvida pelo psicólogo John Krumboltz, mas que se aplica à vida em geral (Krumboltz e Levin, 2004).

Essa teoria reconhece a realidade de que os acasos desempenham um papel significativo na carreira e na trajetória de vida de todos. Infelizmente, conselheiros de carreira e coachs raramente reconhecem isso ou preparam seus clientes para aproveitar oportunidades desconhecidas.

Ainda pior, esses métodos são processos frequentemente planejados para reduzir o impacto do incidente. O acaso abraça todas as oportunidades imprevistas que podem prover a sorte.

Conselhos para você aumentar a sua “sorte”

Com base no trabalho de Krumboltz e no de Yuval Harari (2004) em sua obra-prima Sapiens, é possível ter uma visão de como aumentar sua “sorte” e se preparar para oportunidades ainda desconhecidas. Confira abaixo algumas delas:

  • Procure se envolver em várias atividades legais e que podem ser benéficas, de olho sempre em novas oportunidades;
  • Seja uma pessoa curiosa, pois é a força vital da descoberta e do crescimento que possibilita mudanças e autoconhecimento, aspectos fundamentais para novos caminhos;
  • Esteja disposto a entrar em situações nas quais você tem menos controle do que normalmente desejaria. Afinal, só assim você pode colher as oportunidades desconhecidas;
  • Supere a complacência com a crença em suas próprias habilidades. Logo, se você acredita que está destinado a uma vida melhor, assim será;
  • Crie redes de apoio com as pessoas, pois essa conexão cuida da saúde, longevidade, gera oportunidade e resiliência, enquanto a ausência prevê depressão;
  • Desenvolva você mesmo flexibilidade e tolerância à mudança para se adaptar a qualquer situação.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.