Dinheiro esquecido no banco? Saiba como buscar o seu
Saiba se você pode resgatar aquele dinheiro que nem lembrava mais que existia.
Recentemente, o Banco Central divulgou uma lista do Sistema de Valores a Receber (SVR), referente ao “dinheiro esquecido” em instituições financeiras. Nesse esquema, as pessoas podem receber de 10 mil até 100 mil reais. Dentre elas, cerca de 1.300 possuem mais de 100 mil reais no sistema. Para ficar por dentro do assunto, saiba o que é necessário para encontrar seu dinheiro esquecido no SVR do Banco Central.
Leia mais: Banco Central visa devolver R$3,9 bilhões na primeira fase do Valores A Receber.
O que é o “dinheiro esquecido”?
Um dos assuntos mais comentados nos primeiros três meses de 2022 foi o “dinheiro esquecido” nos bancos. Isso ocorreu após o Banco Central do Brasil liberar a consulta para que pessoas e empresas verificassem se possuíam algum valor a receber.
Esse “dinheiro esquecido” pode advir de contas-correntes ou poupanças encerradas, que tenham algum saldo disponível, ou tarifas cobradas de forma incorreta, cotas de capital, entre outras formas.
Desde o dia 7 de março, aqueles que possuíam algum valor esquecido começaram a receber essas quantias, seguindo um sistema de organização baseado no ano do nascimento da pessoa, ou de criação da empresa/companhia.
Como saber se você possui algum dinheiro esquecido?
Para descobrir se você tem dinheiro esquecido, basta acessar o site dos Valores a Receber, dentro do site oficial do Banco Central. Nele, você precisará informar o seu CPF ou CNPJ, assim como sua data de nascimento ou da abertura da empresa.
Feito isso, o sistema informará o dia e o período para solicitar o resgate do valor, caso esse exista. Para que a transação seja concluída com sucesso, será necessário estar cadastrado na plataforma do governo federal, Gov.br.
Caso o dono da conta bancária, e por conseguinte do valor, já esteja falecido, os herdeiros contribuintes poderão fazer o resgate. No entanto, o BC ainda divulgará os procedimentos necessários para que possam requerer o valor.
Comentários estão fechados.