Coador de pano ou filtro de papel: saiba as diferenças
O café é uma bebida fácil de ser preparada, mas na hora de coar, a utilização do filtro de pano ou de papel faz diferença no sabor.
O café é uma das bebidas mais populares do mundo e está presente na maior parte dos lares brasileiros. Ele pode ser coado de vários modos, mas os métodos de filtragem mais conhecidos são com os coadores de pano ou filtros de papel. Descubra agora a diferença entre eles e decida qual é a melhor opção para coar o café.
Leia mais: Como beber café pode te ajudar na saúde dos rins?
Entenda qual o melhor coador!
- Coador de pano
Por ser barato e acessível, o coador de pano é o principal método de filtragem do café escolhido pelos brasileiros. Feito com 100% de algodão, o coador de pano costuma oferecer uma bebida mais cremosa, consistente e com um sabor mais agradável.
Isso ocorre porque durante o processo de coar o café, os óleos essenciais presentes nos grãos não se perdem. Pelo contrário, eles deslizam com mais facilidade pelo tecido de algodão e são responsáveis por uma bebida mais saborosa ao final.
Por ser largamente utilizado, as suas vantagens já são conhecidas pelos brasileiros, como a durabilidade, a praticidade e a economia. Afinal, como ele é reutilizável, você não precisa utilizar um coador diferente a cada novo preparo da bebida.
Atente-se apenas ao processo de limpeza após o uso: retire a borra do café e lave somente com água. Não é preciso utilizar sabão em pó ou detergentes (ele fica manchadinho mesmo).
- Coador de papel
O filtro de papel foi inventado na Alemanha por Mellita Bentz, com a proposta de trazer ainda mais praticidade ao preparo da bebida. Tem como característica principal a apresentação de um café mais forte, mais amargo e mais brilhante. Por ser menos encorpado, traz uma bebida mais leve e com a acidez mais destacada.
Diferente do coador de pano, o filtro de papel retém os óleos essenciais dos grãos de café e, desse modo, o sabor real da bebida pode se perder. Então, uma dica para evitar que isso aconteça é escaldar o filtro antes de coar o café, utilizando água quente.
Os filtros de papel tem se tornado cada vez mais frequentes nos lares brasileiros por sua incrível praticidade (é apenas usar e jogar fora!), por ser higiênico e fácil de utilizar. Porém, ao mesmo tempo, não é tão econômico e gera mais resíduos na natureza.
Assim, escolha a opção que mais te agrada e se adapta ao seu dia a dia e aproveite!
Comentários estão fechados.