Como começar uma redação do enem?

Está se preparando para enfrentar o exame nacional do ensino médio mas trava na hora de começar a redação? Conheça algumas dicas de como introduzir seu texto neste exame.

0

Como começar uma redação do Enem?

Muitos estudantes que estão em busca de ingressar na educação superior, vem se preparando ativamente para a realização do exame nacional do ensino médio. Muitos sabem que a redação é primordial para alcançar uma boa pontuação na prova. Pensando nisso, separamos algumas técnicas de como começar uma redação para o enem, para ajudar, você estudante, a alcançar seus objetivos e conseguir a tão sonhada vaga.

Primeiramente, deve-se lembrar que o título não é de exigência obrigatória. Uma dica que muitos professores dão é dar títulos somente quando eles forem realmente criativos e dar um diferencial ao texto, pois a linha usada como título pode fazer falta na hora de discorrer do conteúdo. Veja alguns exemplos de títulos criativos:

  1. Redes sociais: o uso exige cautela” (texto de 2011 sobre viver em rede no século XXI)
  2. “Por um basta na violência contra a mulher” (texto de 2015 sobre violência contra mulher)
  3. “Braços abertos sobre a Guanabara” (texto de 2012 sobre a imigração para o Brasil no século XXI)
  4. “O volante, o lobo do homem” (texto de 2013 sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil)

Partindo-se para as dicas, uma delas é se manter sempre atualizado, fazer boas leituras, séries ou filmes podem te dar ótimos argumentos, podendo começar com eles já na introdução.

Por exemplo, você pode começar fazendo um panorama histórico, traçando com a atualidade, desde que tenha relação com o tema. Veja a seguir:

“No contexto da Segunda Guerra Mundial, o chanceler da Alemanha, Hitler, era obcecado por questões raciais. Seus discursos e artigos, disseminavam suas convicções sobre a “pureza” racial e a superioridade da “raça germânica”, em que dizia ser a “raça superior ariana” e que estes poderiam dominar o mundo. Com isso, surge a ideia de que a raça humana poderia ser aperfeiçoada através do impedimento da reprodução de indivíduos por eles considerados “inferiores”, com isso começa os extermínios a judeus, homossexuais e negros. Apesar dessa ideologia ter sido abolida, atualmente, o preconceito, nas suas diversas formas, persiste na sociedade.” TEMA: Preconceito.

“Desde o fim da Guerra Fria, em 1985, e a consolidação do modelo econômico capitalista, cresce no mundo o consumismo desenfreado. Entretanto, as consequências dessa modernidade atingem o ser humano de maneira direta e indireta: através da dependência por compras e impactos ambientais causados por esse ato. Nesse sentido, por serem frágeis e incapazes de diferenciar impulso de necessidade, as crianças tornaram-se um alvo fácil dos atos publicitários”. TEMA: PUBLICIDADE INFANTIL.

Além de você estar atendendo à uma competência 2 da grade de correção, que é a de repertório sociocultural, você estará demonstrando domínio e passará credibilidade ao corretor, por demonstrar saber do tema.

Competência 2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O outro aspecto abordado por essa competência é a argumentação utilizada. Um texto dissertativo argumentativo utiliza a argumentação como base para defender uma ideia.

Para convencer o leitor, uma orientação é começar por meio de comparações, conceitos, exemplos, etc., mostrando que você tem conhecimento para discorrer sobre o tema e apresentar uma conclusão coerente e fundamentada.

É importante ressaltar que é preciso que o tema esteja bem delimitado, e que o candidato não se perca na hora de demonstrar repertório sociocultural para não fugir do tema.

Você também pode iniciar o texto de forma objetiva, direto ao ponto.

Veja o exemplo a seguir:

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas”.

Além de ir direto ao ponto, a autora ainda usou dados estatísticos para dar embasamento e credibilidade a sua introdução. Outra estratégia importante.

Outra forma é começar com frases que expliquem ou tenham relação com o tema ou citando autores de referência, um exemplo é essa redação com tema de 2014, Publicidade Infantil:

” O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças’. A frase do sociólogo Gilberto Freyre deixa nítida a relação de cuidado que uma nação deve ter com as questões referentes à infância. Dessa forma, é válido analisar a maneira como o excesso de publicidade infantil pode contribuir negativamente para o desenvolvimento dos pequenos e do Brasil.”

É importante dizer que não existem formas padronizadas 100% corretas de se introduzir um texto do enem, mas essas dicas certamente te darão bons direcionamentos e resultados positivos, desde que aplicadas corretamente. Bons estudos!

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.