Como conseguir se concentrar apesar das distrações do dia a dia?
A tecnologia, sem dúvida, é uma aliada nas tarefas diárias e no trabalho, mas também pode causar muitas distrações. Saiba como evitá-las.
Podemos utilizar as tecnologias do mundo moderno em praticamente todos os aspectos e afazeres do cotidiano. Entretanto, muitas vezes a mesma tecnologia que ajuda é a que distrai, tornando o que seria uma tarefa rápida e simples em uma verdadeira odisseia. E, então, as pessoas começam a se perguntar: “como se concentrar em um mundo tão dinâmico e cheio de telas?”.
Estudo de foco
Em 2004, uma professora de informática da Universidade da Califórnia, Gloria Mark, observou este fenômeno em seus colegas profissionais do conhecimento, em um dia comum de trabalho. Com o auxílio de um cronômetro, anotou todas as situações em que eles trocaram a tarefa que estava sendo realizada no computador.
Seja saindo de uma planilha para ler um e-mail ou indo de uma página da internet para outra, ela percebeu que as pessoas ficavam uma média de dois minutos e meio em uma mesma tarefa antes de partir para outra.
No ano de 2012, a professora repetiu o experimento e descobriu uma mudança chocante: o tempo médio gasto pelos funcionários em uma mesma tarefa era de apenas 75 segundos. E esse tempo vem diminuindo desde então. Assim, pode ser que essas distrações também te atrapalhem no dia a dia, por essa razão, daremos algumas dicas para que seja possível evitar esses contratempos.
Como se concentrar nos dias atuais?
De início, é importante descobrir qual o motivo da sua distração, normalmente, as notificações do celular são grandes responsáveis pela mudança de foco. Isso porque nosso cérebro funciona de maneira a se atentar mais às novidades, e, caso ignore o toque do telefone, pode ser que fique ansioso.
Assim, deixar os aparelhos no silencioso e com a tela virada para baixo pode ajudar na sua produtividade. Mas saiba que não há nada de errado em fazer uma pausa de tempos em tempos, a fim de dar uma checada no aparelho ou uma volta no bairro, por exemplo.
É importante que essas pausas sejam cronometradas, por exemplo:
- Antes de começar uma tarefa que exija concentração, abra seus aplicativos preferidos por um ou dois minutos. Depois, defina um cronômetro para 15 minutos, silencie o aparelho e o deixe de tela para baixo. Ao iniciar o cronômetro, você pode utilizar o telefone novamente por mais um ou dois minutos.
O objetivo da pausa tecnológica é aumentar o tempo em que a tarefa que exige concentração está sendo realizada, de maneira gradual, chegando até 45 minutos ou mais, a depender da sua capacidade própria de ficar concentrado por bastante tempo.
Outra prática que pode ser implementada nessas pausas é a de ler algum material impresso, já que isso pode diminuir os níveis de ansiedade por não estar em contato constante com seu aparelho celular.
Comentários estão fechados.