Como consultar o cadastro na fila do Auxílio Brasil?
Há informações conflitantes entre os levantamentos da fila de espera do Auxílio Brasil. Segundo a CNM, havia ao menos 5 milhões de famílias da fila há alguns meses.
Algumas informações conflitantes entre os levantamentos da fila de espera do Auxílio Brasil foram con, pois segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), havia ao menos 5 milhões de famílias da fila para o benefício no mês de maio. De acordo com o Ministério da Cidadania, o número era menor no mesmo período no mês de maio.
Leia mais: Lei que autoriza empréstimo pelo Auxílio Brasil é sancionada
Segundo as conferências, havia 765 mil famílias contabilizadas na fila de espera.
A fila de espera do Auxílio Brasil é formada por famílias que se enquadram nos requisitos para adquirir o acesso ao benefício, mas que não o recebem pela falta de orçamento no programa. O critério principal para elegibilidade ao auxílio é fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, este deve estar devidamente regularizado. Há também alguns outros requisitos que precisam estar validados para que a família receba o benefício.
Logo após a inscrição no CadÚnico, o prazo oferecido para aprovação do auxílio é de até 45 dias, já que o governo faz uma revisão dos cadastros para incluir as pessoas ao benefício de acordo com o espaço no orçamento do programa.
É importante ressaltar que os as informações do Cadastro Único devem sempre estar atualizadas. É preciso manter a frequência escolar de crianças e adolescente, como também os dados do SUS, plenamente atuais. Estas ações favorecem a revisão do governo, já que ao abrir espaço no orçamento do auxílio, a grande maioria das pessoas que cumprem com os requisitos já podem ser inseridas.
Como verificar a minha situação?
Para consultar o cadastro no programa, é recomendado tentar um contato por meio dos canais de comunicação da Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável pelo auxílio.
De acordo com a Caixa, os que aguardam ingressar no benefício devem consultar o Auxílio Brasil nos canais digitais, ou seja, no aplicativo do próprio Auxílio Brasil e no da CAIXA Tem, ambos disponíveis para Android e iOS.
Também é possível conferir o cadastro pelo atendimento da Caixa no telefone 111. E pelo atendimento do Ministério da Cidadania no telefone 121.
Comentários estão fechados.