Como consultar o andamento do benefício do INSS?

Com apenas o seu CPF, é possível realizar consultas e ficar atualizado sobre os trâmites de solicitações.

Sabia que você mesmo pode acompanhar a tramitação da solicitação de pedidos do INSS? Isso mesmo, pois existem canais oficiais da Previdência Social que permitem que qualquer cidadão confira a situação de seus pedidos. Dessa forma, é possível saber sobre aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, e tudo isso apenas com o número do seu CPF. Portanto, veja dicas de como consultar o benefício do INSS.

Leia mais: É possível acumular duas aposentadorias no INSS?

Como consultar o benefício do INSS?

  • Central Telefônica do INSS

Poucas pessoas sabem, mas existe uma Central de Atendimento do INSS que funciona justamente para fornecer informações sobre os pedidos na Previdência. Dessa forma, qualquer um que ligar para o número 135 durante o período de segunda a sábado das 7h às 22h consegue obter atualizações.

Porém, é importante estar ciente sobre como funciona essa ligação e do significado dos termos mencionados. Por exemplo, as ligações para a central por telefone fixo são gratuitas, mas as de celular possuem custo de ligação local. Além disso, será necessário informar o CPF quando houver a solicitação, por isso deixe-o por perto caso não saiba o número de memória.

Por fim, esteja atento ao vocabulário que você ouvirá ao fazer a ligação. Caso você ouça que o seu pedido foi habilitado, isso quer dizer que ele está em análise pelo INSS. Já se você for informado que o pedido foi “deferido”, significa que ele foi aprovado e você o receberá. Por outro lado, “indeferido” é o termo usado para os pedidos negados.

  • Meu INSS

Além da Central Telefônica, você também pode fazer o acompanhamento com muita praticidade através do aplicativo “Meu INSS”. Afinal, o app serve justamente para fornecer informações sobre solicitações dos mais diversos pedidos de benefícios à Previdência.

Ademais, o app é gratuito e está disponível tanto para telefones Android quanto iOS. Para acessá-lo, será necessário baixar e entrar por meio de um login, que é o seu CPF e a senha cadastrada na conta Gov.br. Mas não se preocupe, pois é possível fazer o cadastro no portal do Governo Federal na hora, caso você ainda não o possua.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.