Picanha: Aprenda a forma certa de cortar essa carne deliciosa
Essa peça de carne deliciosa e versátil pode ser feita inteira, cortada ou no espeto. Confira!
Não é novidade para ninguém que a picanha é a queridinha dos churrascos e das cozinhas brasileiras. Afinal, essa é uma peça deliciosa, versátil e que pode ser feita inteira, cortada ou no espeto. Sabendo disso, separamos um manual para você aprender a cortar essa carne da maneira certa. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Veja quais são os alimentos fotoprotetores e como eles funcionam no nosso corpo!
Utilizando a peça inteira
É muito comum servir carne assada no forno, pois isso permite que que a mesma asse por igual, além de ser simples de fazer. Logo, também não é necessário usar temperos muito diferentes para preparar esse tipo de carne. A dica de ouro é que a picanha seja feita com a gordura para cima com o objetivo de que ela derreta, deixando a peça mais suculenta e gostosa.
Para preparar essa carne, primeiro cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg de sal grosso e coloque a picanha por cima. Depois, cubra-a com o resto do sal e leve a assadeira para o forno. Por fim, retire a camada do sal e corte em fatias colocando o molho sobre a carne. Outra dica importante é que a picanha pode ser colocada para assar até mesmo congelada.
Como cortar picanha em tiras?
A forma mais fácil de cortar picanha é em tiras, sempre cortando a partir da gordura, de forma alongada. Em seguida, tempere a gosto, assim, terá sempre tiras de carne prontas para serem preparadas como preferir. Uma boa dica é retirar a ponta da picanha e usá-la como parte do aperitivo.
Ainda, se preferir, você pode selar a picanha antes de cortar ou de temperar. É necessário então pegar a peça inteira e grelhar, sempre começando pela parte da gordura, até começar a pingar. Depois, sele a outra parte e espere por três minutinhos. Por fim, corte em tiras e agora já pode começar a temperar para, aí sim, levar para grelhar de verdade.
Corte para espeto de churrasco
Para fazer os espetos, você deve cortar os pedaços em torno de 3 a 4 centímetros, sem retirar a gordura. Depois, é só salgar a carne com sal grosso e levar para assar na churrasqueira. Além disso, é importante colocar os pedaços de picanha com a gordura em contato com o próximo pedaço de carne, dando mais suculência para o espetinho.
Comentários estão fechados.