Como cultivar a orelha-de-gato? Suculenta tem ‘pelos’ em suas folhas
A orelha-de-gato é uma espécie de suculenta que tem se popularizado entre os amantes da jardinagem doméstica, que aproveitam pequenos espaços. Entenda.
As suculentas são plantas que apresentam partes carnudas e espessas, que armazenam água em maior quantidade do que as demais. Desse modo, costumam se adaptar a ambientes áridos e secos, onde há escassez de fluidos.
Veja também: Seu aniversário revela seu destino perfeito! Descubra qual é!
Por esse motivo, concentram folhas, caules e raízes densos, que retêm fluídos por bastante tempo. Dito isso, a orelha-de-gato é uma suculenta diferenciada, devido às pontas que remetem às orelhas de pequenos felinos. Além disso, suas folhas carnosas são cobertas por pelos finos e brancos, o que dá um aspecto aveludado à planta.
Qual é a origem da suculenta orelha-de-gato?
A suculenta orelha-de-gato pertence ao gênero Kalanchoe, da família Crassulaceae. Sendo assim, é originária da África, especialmente da região da Etiópia, crescendo em rochas e solos arenosos, que confere a qualidade de ser resistente.
Portanto, o nome curioso chama a atenção no Brasil, porque exalta um elemento de um dos animais mais amados: o gato. Entretanto, também recebe outros apelidos, incluindo orelha-de-elefante, abano e folha-da-fortuna ou prosperidade.
Estes são os principais cuidados em relação ao plantio
Primeiramente, escolha um vaso com furos de drenagem, que seja adequado ao tamanho da planta. Em seguida, use um substrato leve, poroso e bem drenado, que pode ser composto por terra, areia e matéria orgânica.
Quanto aos fatores, ofereça uma boa iluminação, mas evite o sol direto, que costuma queimar as folhas. A temperatura ideal é entre 15 °C e 25 °C. Logo, a planta deve ser regada apenas se o substrato estiver totalmente seco. Por exemplo, durante o inverno o período de dormência dispensa regas frequentes.
Outras recomendações e o significado da planta
O adubo é necessário a cada dois meses, aplicando um fertilizante específico disponível em floriculturas. Então, a limpeza ocorre pela remoção de folhas mortas e danificadas, e as saudáveis que caíram podem virar mudas.
Por último, vale ressaltar que a orelha-de-gato carrega o significado de felicidade e fortuna. De fato, a abundância está associada à fertilidade, tornando-se um amuleto de sorte em diversos momentos nos quais é preciso prosperar.
Comentários estão fechados.