Plante dente-de-leão na sua casa e aproveite todos os benefícios
Ter dentes-de-leão na sua casa nunca foi tão fácil. Essa planta é repleta de propriedades medicinais e pode ser sua aliada no dia a dia.
O dente-de-leão tem esse nome devido às características das suas folhas, mas também pode ser conhecido como cabeça-de-frade. Apesar de bastante encontrada nas zonas urbanas no Brasil, essa planta é originária da Europa. Pelo fato de suas sementes serem facilmente disseminadas pelo vento, ela é capaz de se desenvolver em qualquer lugar, e por isso já foi até confundida com ervas daninhas.
É uma planta medicinal que pode ter suas folhas consumidas cozidas, cruas ou refogadas. Além disso, o dente-de-leão possui um alto teor de potássio e betacaroteno. Seu chá pode ser um ótimo desintoxicante e age diretamente no fígado e na vesícula.
Que tal cultivar um pé dessa planta medicinal na sua casa? Confira as dicas a seguir.
Veja mais: Como plantar agrião em casa para ter essa verdura o ano inteiro
Aprenda a plantar e cultivar dente-de-leão
Cultivar essa planta medicinal não é tão difícil, mas exige alguns cuidados na hora de consumi-la. Confira o passo a passo para o cultivo:
1- Vidro, pedreiro ou terra
O primeiro passo é conseguir as sementes, que podem ser facilmente encontradas na internet, casas de plantas ou até mesmo em um jardim. Nunca consuma as sementes da rua, pois não estão devidamente higienizadas.
Derrame as sementes diretamente no solo e regue até que o solo fique úmido. Elas devem ter 35 cm de distância entre uma e outra. Caso for plantar num vaso, certifique-se que ele tenha até 30 cm de altura.
2- Temperatura e luz
O contato direto com o sol pode prejudicar o desenvolvimento do dente-de-leão. Por isso, escolha um local que possua sombra, como por exemplo embaixo de árvores ou próximo dos muros e jardins. Vale destacar que elas se adaptam melhor em locais com temperaturas acima de 25º C.
3- Colheita
Por fim, dentro de 90 dias pode ser feita a colheita das flores. Já para as raízes, recomenda-se esperar cerca de um ano. Também é possível utilizar as flores para fazer um delicioso chá.
Comentários estão fechados.