Como descobrir se a tomada é 110V ou 220V?
Saiba como não queimar novos eletrodomésticos colocando-os nas tomadas certas.
Quem nunca passou pelo susto de ligar um aparelho elétrico na tomada errada e acabar danificando-o? Isso é muito recorrente quando nos mudamos para casas novas e ainda não sabemos quais as voltagens das tomadas. Para te ajudar a não passar mais por essas situações, confira as dicas e veja como descobrir se a tomada é de 110V ou 220V.
Leia mais: Alta da eletricidade: 3 dicas para economizar na conta de luz.
Como descobrir a voltagem da tomada?
1. Usando voltímetro
Uma das maneiras de identificar a voltagem da tomada é utilizando um equipamento chamado voltímetro. Para isso, são colocados os dois terminais do medidor na tomada e ele realiza a leitura da voltagem correta.
Essa, segundo a lei da eletrotécnica, é a maneira mais correta de verificar a tensão de uma tomada. Caso tenha dúvidas, chame um técnico para fazer essa identificação para você.
2. Identificador de tensão
Esse funciona como um método mais caseiro, alternativo ao voltímetro, para identificar a voltagem. Esses testes podem ser encontrados em casas de materiais elétricos, custando por volta de 10 a 15 reais. Para fazê-lo funcionar, basta plugar na tomada e, a depender da intensidade da luz, você descobrirá se ela é de 110V ou 220V.
3. Usando uma lâmpada para identificar a voltagem
Outra forma possível de identificar a voltagem é usando uma lâmpada de 220V. Para isso, será necessário comprar um adaptador de lâmpadas para tomadas. Em seguida, rosqueie a lâmpada de 220V nele e o encaixe nas tomadas.
Caso a lâmpada não acenda, quer dizer que a tomada é 110V. Já quando a lâmpada funcionar bem, ficando bem acesa, isso significa que a tomada é 220V.
4. Abajur
Caso você não consiga utilizar a lâmpada diretamente na tomada, coloque-a no bocal de um abajur. Em seguida, tente ligá-lo. Se a lâmpada acender de forma fraca, a tensão é 110V. Já caso ela acenda forte e luminosa, a tensão da tomada será de 220V.
Comentários estão fechados.