Aprenda a diminuir o consumo de processados de maneira eficaz

Esses alimentos passam por uma série de processamentos e são alterados para que fiquem mais atraentes para o consumidor. Veja mais!

Alimentos processados são aqueles que foram preparados, congelados, pasteurizados, embalados e enlatados para facilitar a vida do consumidor. Além disso, eles passam por uma série de processamentos e são alterados para que fiquem mais atraentes para o consumidor. Porém, é um fato que consumi-los de forma exagerada faz mal para a saúde. Sabendo disso, separamos dicas de como diminuir o consumo de processados de maneira eficaz. Saiba mais!

Leia mais: Aprenda A Fazer Banana Chips Que Leva Apenas 3 Ingredientes

Por que diminuir?

O consumo exagerado de alimentos industrializados, que sofreram diversos processos para chegar ao consumidor, aumenta o risco de desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Além disso, também aumenta as chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Alguns dos alimentos processados carregam uma grande quantidade de sal, açúcar, aditivos e conservantes, que podem prejudicar sua saúde. Assim, evitar ao máximo o consumo desses alimentos é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a qualidade de vida.

Como fazer isso?

  • Hábitos de compras

Evite comprar alimentos processados quando você for ao supermercado. Coloque no seu carrinho apenas ingredientes saudáveis e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Além disso, evite passear nos corredores de guloseimas para não cair em nenhuma tentação.

  • Lanches saudáveis

Inclua frutas, nozes e chips de vegetais na sua dieta. Ainda, se sobrar um tempo na sua rotina, prepare alguns snacks simples com antecedência, como, por exemplo, ovos cozidos, frutas cortadas e verduras no forno.

  • Mude o ritmo

Não é necessário e muito menos eficaz tentar cortar os alimentos processados de sua dieta de uma vez só. Sendo assim, fazer essa mudança de forma lenta é mais sustentável a longo prazo. Afinal, pequenas mudanças no estilo de vida já ajudam a formar hábitos e tornam essas ações maiores ao longo do tempo.

  • Trocas na rotina

Troque seu cereal açucarado pela manhã por uma tigela de aveia cheia de frutas cortadinhas e granola caseira. Além disso, utilize vinagrete caseiro nas saladas para substituir os molhos industrializados. Por fim, coloque sempre nozes e sementes em vez de croutons nos seus pratos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.