Como diversas culturas ao redor do mundo costumam comemorar a chegada do ano novo?

Pular 7 ondas é algo culturalmente difundido entre os brasileiros. Porém, muitas culturas têm a sua própria particularidade nesta época.

Superstições e práticas para atrair boa sorte no ano que está por vir são muito comuns em todas as culturas ao redor do mundo. No Brasil, muitas pessoas: pulam 7 ondas enquanto fazem um pedido, usam roupa íntima de uma cor específica para atrair algo que desejam (ex: calcinha/cueca amarela para atrair dinheiro) ou não abrem mão de usar roupa branca. Porém, várias culturas têm suas próprias práticas. Conheça algumas das superstições de ano novo.

Leia mais: 11 dicas de como se divertir passando o ano novo em casa

Superstições de ano novo nas culturas pelo mundo

Dar boas-vindas a um novo ano é sempre um momento de descontração, esperança, motivação e alegria. Por isso, quando o relógio acusar meia-noite e os fogos começarem a explodir no céu, é hora de mentalizar e pedir muita prosperidade para o novo ano. É nessa hora, também, que pessoas ao redor do mundo seguem superstições antigas, passadas de geração em geração. Essas são as mais comuns:

Comer uvas à meia-noite

Espanha e países colonizados por ela, como o Chile, costumam comer 12 uvas durante a virada – sendo uma uva para cada badalada. Para atrair boa sorte e prosperidade, as pessoas precisam terminar de comer todas as uvas antes do relógio parar de tocar. No Chile, segundo a crença popular, uma uva doce simboliza um bom mês, enquanto a uva amarga significa um novo mês difícil.

Pular da cadeira e jogar pratos na casa de vizinhos na véspera

Se você está morando recentemente na Dinamarca, pode ser meio assustador lidar com vizinhos amigáveis jogando pratos na sua porta. Porém, isso é algo positivo: para eles, jogar pratos velhos na porta dos vizinhos é uma demonstração de amizade e lealdade e atrai bonança para todos. Na hora da virada eles também têm o costume de pular de cadeiras.

Arremessar móveis

Em Joanesburgo, a hora da virada simboliza renovação e o momento de expulsar tudo que há de indesejado em sua vida. Por isso, eles aproveitam esse momento para arremessar móveis e eletrodomésticos velhos de casa, como forma de protestar contra coisas velhas e inúteis para o seu futuro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.