Guia prático: como e quando solicitar o novo RG brasileiro?
Um novo documento chegou para substituir o antigo RG: entenda como irá funcionar!
O novo RG nacional foi anunciado há pouco tempo e já começou a ser emitido em alguns estados desde o ano passado, em julho de 2022. Com isso, muitos brasileiros vêm se questionando qual será o prazo para emitir o novo documento e como isso começará a ser feito. Por conta disso, vamos solucionar suas dúvidas sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN), nome do novo documento que irá substituir o antigo RG.
Substituição do antigo RG pela nova CIN
Entenda abaixo como a nova Carteira de Identidade irá funcionar daqui para frente:
- Até quando o Registro Geral (RG) será válido?
Com relação à validade do antigo RG, ainda teremos bastante tempo para planejar a troca, uma vez que o Governo Federal decidiu fazer uma mudança mais lenta e gradual, dando um prazo máximo até o dia 28 de fevereiro de 2032!
Assim, vamos ter tempo suficiente para finalmente decidirmos realizar essa troca. Além disso, brasileiros com mais de 60 anos não serão obrigados a refazer o documento.
- Entenda como será a nova Carteirinha de Identidade:
A CIN irá unificar todos os números registrados pelos diversos estados do país. E não será mais necessário o uso do número do Registro Geral (RG – o qual deixará de existir), e apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o único número de identificação de pessoa física no Brasil inteiro.
Ademais, a nova carteira promete ter um estilo mais padronizado e adequado para usar em burocracias, não apenas dentro do próprio estado, mas também para realizar viagens e afins.
E outra curiosidade é que a CIN poderá ser obtida tanto em um modelo físico quanto em um modelo digital, para facilitar o transporte e algumas transações simples. Sendo obrigatório a emissão da versão física, principalmente para aqueles que não possuem acesso à internet.
- Como vou conseguir emitir o novo documento?
A emissão da nova carteirinha já começou a ser realizada, porém está disponível por enquanto em apenas 11 estados brasileiros, sendo eles: Acre; Alagoas; Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Paraná; Pernambuco; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; Santa Catarina.
Sendo que o novo prazo para que os restantes estados comecem a emitir a CIN será até 6 de novembro de 2023.
Comentários estão fechados.