Esse botão economiza combustível, porém utilizá-lo sem moderação pode trazer riscos
Devido ao alto preço dos combustíveis, muitos procuram uma forma de utilizar o mínimo de combustível possível.
Como o preço dos combustíveis está nas alturas, muitas pessoas procuram saber como economizar combustível. Com isso, diversas alternativas não muito viáveis acabam surgindo e desanimando quem procura a forma mais clara. Entretanto, o que elas não sabem é que durante todo o tempo a resposta estava em um simples botão presente em seus automóveis. O uso dessa ferramenta exige bastante moderação, a fim de proteger a vida do motorista e dos passageiros. A partir de agora, confira como reduzir o gasto com combustível.
O botão econômico
O que muitos não sabem é que todo modelo de carro que dispõe de um ar-condicionado possui um botão que resolve problemas com combustível. O botão econômico ajuda na redução do consumo de combustível e muitas vezes é simplesmente ignorado.
A desconhecida ferramenta se chama botão de recirculação, cuja função é bloquear a entrada do ar ambiente no interior do automóvel (sendo possível só com todos os vidros fechados). Ou seja, o próprio ar que está dentro do veículo é resfriado, evitando o processo de utilização de ar externo.
Com o objetivo de chegar à temperatura selecionada, o ar interno é refrigerado sucessivamente, fazendo com que a temperatura diminua de uma forma mais rápida e o compressor seja menos acionado. Já que a cada vez que o compressor atua, o motor a combustão trabalha mais e acaba consumindo mais combustível. Isto é, quanto menos uso do compressor, menor o consumo de combustível.
Riscos
Embora o botão ajude a reduzir a quantidade de combustível utilizada pelo ar-condicionado, que pode chegar aos 10% a mais, a sua utilização moderada é essencial. Devido a não entrada de ar no interior do veículo, a incidência de vidros embaçados em dias que a temperatura do ar-condicionado é maior que a externa aumenta bastante.
Ou seja, a visão do motorista é fatalmente prejudicada, fazendo com que as chances de acidentes aumentem exacerbadamente. Além disso, a respiração dos ocupantes de um automóvel com a recirculação ativada é afetada drasticamente, uma vez que não há renovação do ar.
Entretanto, alguns modelos atuais realizam o controle do tempo de utilização do botão, a fim de diminuir os riscos. Sendo assim, alguns contam com sensores capazes de detectar quando os vidros estão ficando embaçados e outros limitam o tempo de atividade da função.
Comentários estão fechados.