Como emitir a carteira de trabalho digital?
Documentos digitais estão cada vez mais ganhando espaço entre os brasileiros.
Pedida há muito tempo por milhões de brasileiros, a versão digital da carteira de trabalho já está disponível. Agora, os trabalhadores terão acesso a todos os dados do documento através do smartphone. Por possuir a mesma validade que a versão física, ela pode até ser utilizada para fechar contrato com uma empresa.
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Os benefícios da carteira digital
Recentemente, o Governo Federal vem digitalizando diversos documentos essenciais para o cidadão. Entre eles, a Carteira de Identidade, Título de Eleitor e Carteira de Habilitação são os que mais se destacam. Porém, poucas pessoas sabem que a Carteira de Trabalho Digital também já foi oficializada através do Ministério do Trabalho e Economia.
Dessa forma, em tempos de pandemia e isolamento social, essa versão do documento é extremamente importante para evitar saídas desnecessárias de casa. Além disso, com apenas alguns toques na tela do celular, é possível reunir diversas informações do cidadão de maneira muito simples.
Como funciona a carteira de trabalho digital?
A Carteira de Trabalho Digital é um documento 100% eletrônico, e possui a mesma utilidade que a antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física. Segundo o MTE, essa mudança possui como objetivo trazer mais facilidade para os trabalhadores e reduzir um pouco a burocracia e custos da emissão do documento.
A partir de agora, quando houver alguma contratação, é só informar o número do CPF ao empregador e esperar que o registro seja feito através da plataforma do eSocial. Dessa forma, não será mais preciso fazer anotações na carteira de trabalho física. Porém, a antiga versão ainda é necessária quando houver necessidade de comprovar o tempo de serviço.
Como emitir a carteira digital?
O passo a passo desse processo é bem simples. Para isso, você deverá acessar o site do MTE e realizar um cadastro. Ao terminar essa etapa, use a conta para entrar no portal do Ministério do Trabalho e Economia. Em seguida, você será direcionado à Área do Cidadão, onde terá que voltar ao portal Emprega Brasil.
Depois, na página de serviços do MTE, clique em “Entrar”, no topo esquerdo da página. Leia os termos de condições de uso e aperte em “Autorizar”. Por fim, quando essa janela fechar automaticamente, você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
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