Não sabe como ensinar matemática para seus filhos? Dicas básicas podem ajudar

Matemática pode ser ensinada de forma fácil para crianças. Paciência e planejamento são fundamentais.

Aprender matemática pode ser complexo para algumas crianças, principalmente as mais lúdicas e com habilidades sociais. Mas se você já se perguntou “como ensinar matemática para meu filho?”, saiba que além de ser uma boa fonte de incentivo para o aprendizado do seu pequeno, você também pode ajudá-lo. Entenda mais a seguir.

Leia mais: Como reduzir o uso do celular pelas crianças sem causar conflitos em casa?

Os pais são figuras fundamentais no desenvolvimento da autoestima e autoconfiança infantil, principalmente quando se fala de estudos. Como aprender matemática pode ser desafiador para muitas crianças, listamos algumas dicas para ajudar os pais nessa jornada.

Simples é melhor: comece com o básico

Adição, subtração e contagem de números são os primeiros passos que os pais podem adotar para ensinar matemática aos filhos. Utilize a criatividade e objetos do dia a dia para exemplificar de modo simples. Por exemplo, adição com moedas, fichas ou até mesmo frutas.

Faça uso de métodos responsáveis por desenvolver habilidades matemáticas

O aprendizado matemático não ocorre somente no ensino tradicional. Por exemplo, os jogos responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas podem ser incluídos na rotina de aprendizado do menor. Jogos de tabuleiro são boas indicações, mas você pode usar a criatividade e criar sua própria diversão.

Um erro é apenas um erro: não se preocupe com eles

Todo erro é um caminho para o aprendizado. Não seja rígido com os erros do seu filho e deixe que ele os cometa quantas vezes forem necessárias. É importante que a criança tenha independência no aprendizado. Em seguida, ensine novamente o conteúdo e estimule seu filho a tentar mais vezes.

Aplique a matemática no cotidiano da criança

Ajudar a contar os itens comprados no supermercado, fazer as contas do total gasto em momentos de lazer ou até mesmo contar quantos pratos, talheres e copos tem em casa. Todas essas são atitudes para incorporar a matemática ao dia a dia das crianças.

Seja paciente

Aprender uma nova habilidade requer tempo. Portanto, seja paciente com o progresso dos seus filhos e deixe que eles aprendam no seu próprio tempo e ritmo. Lembre-se de inserir a prática no dia a dia, assim, a frequência vai ser maior.

Adicione a matemática como objeto lúdico ao ler para as crianças

Muitos pais possuem o hábito de ler para as crianças durante a noite. Esse é um excelente momento para adicionar conceitos matemáticos ou até mesmo ler livros infantis com essa temática.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.