Como eram as crianças da Pré-história?

Brincadeiras e interações das crianças do passado remoto da humanidade ficaram marcadas na história.

A infância sempre foi um período de descoberta e aprendizado, não apenas nos tempos atuais, mas também em tempos remotos. Hoje em dia sabe-se, por exemplo, que durante a pré-história crianças participaram ativamente da vida comunitária, deixando rastros de sua presença em diversos locais.

Desde o Paleolítico, vestígios de mãos e pés infantis em pinturas rupestres revelam brincadeiras e atividades diárias. Evidências como pegadas em La Garma, na Cantábria, mostram como essas experiências eram parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural.

Marcas na história

Em La Garma, pegadas de crianças de 16.500 anos foram encontradas, sugerindo brincadeiras na lama e na terra. No estuário do Severn, na Grã-Bretanha, 29% das 856 pegadas pertenciam a crianças. Elas seguiam trilhas rumo a áreas de pesca, revelando suas interações cotidianas.

Ilustração feita por Émile-Antoine Bayard – (Imagem: Émile-Antoine Bayard/mikroman6/Getty Images)

A Caverna do Monte Castillo, na Espanha, guarda impressões de mãos infantis de 17.000 a 10.000 a.C. Em Rouffignac, França, sulcos feitos por dedos de crianças mostram sua interação com os adultos, reforçando a importância da presença infantil na cultura.

A arte rupestre também retratava crianças em cenas sociais. A placa de La Marche, França, do Paleolítico, ilustra cabeças infantis em cenas de dança. No Neolítico, figuras de mulheres grávidas e bebês demonstram o papel central das crianças na vida social e religiosa.

Brinquedos e ferramentas de aprendizado

Crianças pré-históricas utilizavam brinquedos para aprender sobre o mundo. Na caverna de Isturitz, França, figuras de animais em osso eram comuns. Os rodetes, discos de osso decorados, possuíam furos centrais que permitiam às crianças visualizar animais em movimento, servindo como instrumentos educativos.

No Neolítico, a introdução da cerâmica trouxe novos brinquedos. Ídolos com olhos do Calcolítico podem ter sido feitos por crianças, tanto como objetos de recreação quanto de aprendizado.

Rituais de sepultamento e heranças culturais

Em casos de morte precoce, crianças recebiam sepultamentos complexos. Na Sima de los Huesos, em Atapuerca, um enterro intencional de crianças de 350.000 anos atrás incluía oferendas simbólicas, como bifaces de sílex. Já na Grotta de Arene Candide, Itália, uma criança de 15 anos foi sepultada com ornamentos preciosos.

Esses sepultamentos indicam a importância das crianças na comunidade e suas possíveis linhagens. Descobertas genéticas recentes estão começando a iluminar questões sobre suas vidas e mortes, mostrando a relevância histórica e social desses jovens na Pré-história.

As experiências das crianças na Pré-história demonstram que, mesmo em tempos antigos, a infância era uma fase rica em aprendizado e socialização.

Dito isso, sua interação com o ambiente e a comunidade moldou não apenas suas vidas, mas também deixou um legado duradouro e importante para a compreensão da evolução humana.

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