Como evitar as fugas do pet? Confira algumas dicas para manter os animais em casa
Instinto da caça e a busca por animais do sexo oposto na vizinhança estão entre as causas mais comuns da fuga de gatos e cachorros.
Não dá para entender! Nós damos carinho, amor, alimento e cama quentinha para dormir, mas basta um simples descuido, como deixar o portão aberto por um minuto, para que os animais de estimação fujam de casa. Segundo especialistas, existem diversos motivos pelos quais um pet pode fugir. O mais comum deles é devido ao período do cio.
Leia Mais: Dieta Crua para Pets: o que você precisa saber.
Tanto gatos quanto cachorros podem ser atraídos pelo cheiro de um animal do sexo oposto na vizinhança. Ademais, também existe a questão do instinto da caça, mais aguçado no caso de cachorros que, por curiosidade, saem de casa.
Porém, o problema é que ficamos preocupados com essas fugas, com medo que o pet sofra um acidente ou perca o caminho de casa. Então, para lidar de vez esse problema, separamos algumas dicas de como evitar as fugas do pet. Confira!
Como evitar que o cachorro fuja de casa?
A primeira dica é a castração que, muito mais que uma forma de controle de natalidade, é um investimento na saúde do pet. Isso porque a vida de um animal castrado é mais saudável e previne que ele sinta esse impulso de sair de casa em busca de outros cães.
Além disso, tenha muito cuidado com dias festivos, barulhentos e com fogos de artifício, pois é muito comum que os cães, com medo, se desesperem e fujam de casa. Nessas ocasiões, certifique-se de que o seu cão esteja dentro de casa e perto dos donos, onde ele se sentirá seguro. O mesmo serve para dias de trovão. Por fim, leve o seu cão para passear sempre acompanhado, pois talvez o desejo de fugir seja devido à necessidade de espaço e exercício físico.
Como evitar que o gato fuja de casa?
Os gatos são naturalmente livres, e por isso, muito fujões. Estudos apontam que os passeios noturnos dos gatos podem ser longos e distantes, deixando-os mais vulneráveis aos perigos das ruas. Assim como os cães, os gatos costumam sair em busca de companheiros do sexo oposto, então a castração também é recomendada.
Outra dica é equipar as saídas da sua casa com telas de proteção, uma medida eficiente para evitar as fugas. Além disso, você pode incentivar seu gato a ficar em casa oferecendo brincadeiras e brinquedos que o distraiam, para que ele evite buscar diversão na rua.
Siga todas essas dicas de como evitar as fugas do pet, e compartilhe essa matéria com aquele seu amigo que também passa por esse problema!
Comentários estão fechados.