Aprenda a evitar que seu cartão de crédito seja clonado ao comprar online
As fraudes nos cartões aumentam cada dia mais, e para evitar que isso ocorra, é preciso que saibamos proteger nossos dados.
A possibilidade de comprar online traz diversas vantagens e facilidades para o nosso dia a dia. Contudo, com esse avanço da tecnologia, nossos dados bancários passaram a estar mais expostos. Dito isso, é necessário saber como comprar de forma segura e evitar as fraudes em nossos cartões de crédito.
Veja também: Dicas infalíveis para comprar na internet sem ter um cartão de crédito
Crescimento das compras online
De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), em 2020, a quantidade de fraudes em cartões de crédito cresceu 111,8%. Esse aumento veio acompanhado pelo crescimento do setor de e-commerce, ou seja, das compras virtuais. Esse setor já vinha crescendo consideravelmente, mas com o isolamento social isso se deu de forma mais rápida. Sendo assim, é necessário aprender a usar essa modalidade de compras de maneira segura.
Como evitar as fraudes?
Um dos fatores que facilita o acontecimento de fraudes é permitir que os dados do seu cartão fiquem salvos nos sites em que a compra foi feita. Além disso, a senha do seu cartão nunca deve ser fornecida. Isso se dá pois uma compra online precisa apenas dos dados escritos no cartão, ou seja, a senha não é necessária para efetuar o pagamento.
Outro ponto de atenção importante é tomar cuidado com onde comprar. Nesse sentido, esteja seguro que o site em que você está comprando é confiável. Algumas coisas podem ser feitas para isso, como checar a reputação da empresa no Reclame Aqui e no site da Receita Federal, além de conferir se a loja tem selos de segurança e cadeado HTTPS.
Também é preciso se atentar aos links recebidos por mensagens. Isso ocorre pois muitos são falsos e se aproveitam do fácil compartilhamento em redes sociais para roubar os dados dos cartões de quem tenta comprar. Além disso, é indicado não fazer compras enquanto estiver conectado a redes públicas de internet, pois estas são mais vulneráveis aos hackers.
Para finalizar, duas coisas que podem ser feitas para proteger seus dados bancários são: usar serviços de pagamentos online e cartões virtuais. A primeira te possibilitará pagar a compra sem informar os dados do seu cartão ao site, como faz o PayPal. Já com o cartão virtual, em caso de fraude você poderá bloqueá-lo e gerar um novo em minutos, sem precisar esperar que o banco te envie um novo cartão físico.
Comentários estão fechados.