Veja como fazer a prova de vida do INSS pelo celular
Confira um passo a passo bem simples de como usar o seu smartphone para realizar o exame.
Você sabia que, para ter direito aos benefícios e auxílios do INSS, é necessário fazer uma prova de vida? Realizada uma vez por ano, no mês em que o beneficiário faz aniversário, o procedimento é essencial para determinar se os pagamentos serão renovados. Felizmente, todo o processo pode ser feito em casa através do celular e das principais plataformas do governo. Veja abaixo como fazer isso.
Leia mais: INSS vai liberar R$ 119,5 milhões para segurados; Veja quem recebe
O que é a prova de vida pelo celular?
A prova de vida é um procedimento bem simples, realizado por meio de reconhecimento facial pela câmera do celular. Lançada pelo Ministério da Economia, essa opção passou a ser testada em 2020, por conta da pandemia de COVID-19. Dessa forma, o processo busca acelerar o processo dessa comprovação, sem exigir que as pessoas saiam de casa para isso.
Como fazer a prova com seu smartphone?
O processo é bem simples e só vai precisar que você tenha seu celular em mãos, seja ele Android ou iOS. Para começar, abra o Meu INSS e faça login com sua conta Gov.br, e no menu, procure pela opção de “Prova de Vida”. Ao clicar nela, você será direcionado ao download do Gov.br, onde seguirá para os próximos passos do tutorial.
Com o app do Gov.br instalado, acesse sua conta e procure pela opção “Prova de Vida” logo na tela inicial. Depois, você terá acesso aos pedidos pendentes do exame em uma lista, onde deverá abrir uma nova página e selecionar “Autorizar”. Por fim, o aplicativo vai pedir para realizar o reconhecimento facial, que deverá ser autorizado através do uso da câmera.
Agora, sua imagem vai passar por uma análise bem criteriosa, que poderá ser acompanhada pelo mesmo portal.
Todo mundo pode fazer a prova pelo celular?
Basicamente, caso o cidadão não tenha a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), terá que se apresentar ao posto do Instituto Nacional do Seguro Social mais próximo. Entretanto, no caso de alguns bancos, esse processo pode ser feito apenas com a biometria.
Comentários estão fechados.