Horta caseira: Saiba como fazer o quiabo germinar!
Nesse post ensinaremos como plantar quiabo em casa de maneira prática.
O quiabo é um dos alimentos mais comuns na culinária mineira e baiana, estando presente em vários pratos típicos como o caruru e o frango com quiabo. O seu sabor suave e um pouco adocicado acaba combinando perfeitamente com ingredientes picantes.
Leia mais: Aprenda como fazer uma sementeira com caixa de ovo
Algumas pessoas podem até não gostar devido a sua viscosidade e com isso acaba não sendo muito atraente para o paladar, porém para outros é exatamente esse o motivo que fazem apreciar o fruto.
O portal Escola Educação separou esse post para mostrar alguns benefícios do quiabo e também como fazer o quiabo germinar. Confira!
Benefícios do quiabo para a saúde
Esse fruto é repleto de fontes de fibras e vitaminas como A, C e B6, também é composto por ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio. Com tanta fonte benéfica o quiabo acaba colaborando para a prevenção de problemas cardíacos, onde suas fibras desempenham um controle no colesterol e triglicerídeos.
Outro benefício é no controle da glicemia, sua ingestão ajuda a diminuir o índice de açúcar no sangue e também na absorção de glicose no intestino. Rico em vitamina C, o quiabo auxilia na melhora da imunidade, aumentando a produção de células que defendem o corpo.
Como plantar quiabo
O quiabo é um alimento fácil para cultivo e que exige pouca manutenção e também não há necessidade de um espaço muito grande para seu plantio.
Mas deve ser atentar a alguns pontos, confira:
- Clima
É importante saber que o quiabo precisa de bastante incidência solar então é adequado realizar o seu plantio em estações mais quentes. Sendo assim, o quiabo dá mais certo em plantações das regiões norte e nordeste, por ser mais quente.
Contudo, o plantio do alimento deve ocorrer na primavera e pode ter mais chance de se desenvolver melhor.
- Solo
O solo para o plantio deve ser fértil e bem drenado e não pode ser ácido, sendo assim, a terra deve está com o PH em torno de 6,5 e 7,5. Caso realize o cultivo em vasos, verifique se o vaso tem capacidade suficiente para realizar a drenagem, pois se o solo estiver muito úmido a raiz pode apodrecer.
- Regas
Por ser uma fruta que se desenvolve bem no verão, ela consegue se manter bem em períodos de estiagem. Porém é importante realizar as regas com frequência para o quiabo germinar.
Então, indica-se realiza-las no período da manhã, sempre tomando cuidado para não encharcar demais o solo.
- Colheita
Após 2 meses de cultivo, os primeiros quiabos começam a aparecer e podem ser colhidos quando chegarem a 4 cm ou mais de tamanho, com ajuda de uma faca afiada. Indica-se o uso de luvas para colher os quiabos, pois os pelos podem causar irritação na pele.
Comentários estão fechados.