Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa

A redação dissertativo-argumentativa é a mais cobrada nos vestibulares e concursos do país. Confira o passo a passo de como fazer uma redação desse tipo.

A redação dissertativo-argumentativa é a mais cobrada nos vestibulares e concursos do país.

Durante o ensino médio, é importante que sejam realizadas diversas produções textuais para que os alunos possam dominar esse gênero de escrita e, assim, ingressar no nível superior ou passar naquele tão esperado concurso.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia como estão os alunos ao saírem dessa etapa da educação básica, e seleciona candidatos para ingressarem no nível superior público ou privado. Nessa prova, sempre é cobrada uma produção textual desse gênero.

Os temas para as redações das provas são escolhidos de acordo com as atualidades nacionais e mundiais, apresentando uma proposta com alguns dados e fatos para serem utilizados na redação.

No ano de 2015, por exemplo, o tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Como você pode ver na imagem abaixo, foram apresentadas a proposta e as instruções para a redação, e alguns textos para auxiliar na elaboração da argumentação.

 persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira - Enem 2015

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Para elaborar um texto desse formato, é necessário seguir a sua estrutura. Veja a seguir cada um dos aspectos que se ligam com o começo, meio e fim do texto:

1) Introdução

Na introdução, você deve apresentar, em um parágrafo, qual é o tema da redação, criar uma tese de acordo com o seu ponto de vista e explicar quais serão os argumentos que irão sustentar essa tese.

Exemplo: “O hábito de registrar por fotos tudo o que acontece em nossas vidas tem se tornado cada vez mais constante (tese). Por um lado, é interessante podermos compartilhar tudo aquilo que vivenciamos com os outros, além de podermos guardar como registros para acessar nossas lembranças (argumento 1). Por outro lado, muitos acabam se desprendendo do momento da ocorrência dos fatos devido a preocupação em mostrar para os outros aquilo que deveríamos apreciar no momento ocorrido (argumento 2)”.

2) Desenvolvimento

No desenvolvimento você deve apresentar os dados e fatos que sustentam a sua tese por meio dos argumentos apresentados.

O ideal é elaborar entre um a dois parágrafos, sendo cada um deles reservados a um dos argumentos apresentados.Portanto, aqui você vai se aprofundar nos argumentos utilizando como embasamento os textos da proposta.

3) Conclusão

Na conclusão você deve retomar a tese apresentada de forma sucinta, normalmente pela utilização de conjunções como: portanto, contudo e todavia.

Neste momento, você deve elaborar um encerramento para o seu texto, de forma que será preciso criar uma proposta de intervenção para tema.

Orientações sobre o texto dissertativo-argumentativo

Além da estrutura, é bom atentar-se para as seguintes particularidades desse tipo de texto:

  • Primeiramente, é importante organizar as ideias para a elaboração do seu texto.
  • Escreva de forma legível, com uma boa caligrafia.
  • Observe a delimitação dos parágrafos corretamente e lembre de estruturar o texto demonstrando o começo, meio e fim.
  • Redija seu texto dissertativo-argumentativo de forma impessoal, ou seja, em 3ª pessoa, pois, apesar de ser um texto que demonstre ponto de vista, o ‘eu’ deve ser distanciado para dar mais credibilidade ao texto, sendo proibido o uso de expressões como “na minha opinião”, “eu acho”, “para mim”.
  • Seja claro e objetivo, não é necessário criar um texto lírico com palavras difíceis, pois isso irá atrapalhar na tentativa de convencer o seu leitor sobre o seu ponto de vista.
  • Fique atento às regras gramaticais e ortográficas para não errar e perder pontos na escrita.
  • Mantenha a coesão, coerência e ordem cronológica das ideias. Tente não se contradizer em nenhum momento.
  • Faça sempre um rascunho para poder ler e revisar o seu texto para não rasurar na folha oficial.
  • Mantenha o hábito de leitura e escrita, além de estar antenado as notícias mundiais.

Seguindo esse conselhos e utilizando a sua criatividade, com atenção especial para as regras de escrita da língua portuguesa, você vai escrever redações nota 1000!

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.