Entendendo a monetização na internet: o motivo por trás de tanto anúncios
Qual o propósito das propagandas que têm invadido nosso consumo diário de entretenimento?
A revolução inovadora causada pela chegada da internet em nosso mundo é algo que podemos acompanhar diariamente. Já que a maioria de nós, hoje em dia, faz uso das ferramentas que a mesma oferece. Independentemente da forma como a utiliza, você deve se deparar com anúncios na internet com frequência. Entenda neste artigo o porquê deles.
A monetização da internet
Já se perguntou por que sempre que antes de assistir um vídeo no YouTube, de uma forma ou de outra, você é obrigado a assistir diversos anúncios?
Muitas pessoas se sentem muito frustradas ou com raiva quando isso acontece, afinal, essas aparições atrapalham o nosso momento de entretenimento, principalmente quando estamos escutando uma música que é cortada por anúncios.
Inclusive, vários memes até começaram a circular pela internet que descrevem uma situação do tipo: “Quando você está assistindo sua meditação e o anúncio estraga totalmente o momento”.
Para explicar o motivo disso tudo acontecer, vamos explorar como funcionam as plataformas nas quais esses anúncios aparecem e chegaremos na razão de eles aparecerem.
Entenda a monetização de anúncios
A esse ponto, você já deve saber que existem pessoas que trabalham criando conteúdo para a internet, tirando a sua renda totalmente dos vídeos que produz.
Isso é possível pelos seguintes meios: através da promoção de uma marca ou produto ou mesmo tendo seu vídeo monetizado pela própria plataforma que garante a renda do criador por meio de anúncios!
E é exatamente nessa parte que os anúncios entram, pois cada propaganda exibida no meio de um vídeo é a principal forma de monetizá-lo; algo como comerciais na televisão.
Serviços pagos
Há uma forma de contornar os anúncios e assistir o seu vídeo e ouvir a sua música ou podcast sem interrupções, porém você precisa pagar por esse serviço.
São dois caminhos que o usuário pode escolher: aguentar os anúncios de 15 a 30 segundos aqui e ali, podendo ignorá-los, ou pagar para se ver livre deles.
Plataformas de streaming, por exemplo, como Spotify ou até mesmo o Youtube, são empresas que utilizam dessa dinâmica com seus usuários.
Até mesmo aquelas que, desde que chegaram ao mercado, sempre foram serviços pagos estão considerando aderir à modalidade dos anúncios, como é o caso da Netflix.
Reação dos usuários
É inegável o fato de que uma maioria esmagadora de usuários não suporta ter que passar pelos anúncios para consumir a sua dose diária de entretenimento.
A forma como as propagandas são apresentadas a todos também faz com que os usuários fiquem mais distantes, criando o efeito contrário a ganhar de quem as assiste.
Porém, a rede social TikTok toma a iniciativa de promover publicidades mais apelativas e, de certa forma, “reais” e isso tem funcionado bastante.
Comentários estão fechados.