Como funciona o sistema de lacre da lata de alumínio?
O sistema de envasamento de bebidas em lata de alumínio é antigo, porém ainda usado na atualidade.
A criação da primeira lata de alumínio foi realizada por uma empresa de cervejaria norte-americana no ano de 1959. Em seguida, isso foi utilizado para os refrigerantes – hábito que até hoje é utilizado. Embora tenha muito tempo no mercado, algumas características da lata de alumínio chamam a atenção do consumidor, em especial o espaço no lacre. Pensando nisso, separamos alguns pontos históricos sobre a criação das latinhas.
Leia mais: Saiba a importância de sempre lavar e higienizar as latinhas de bebidas
Conheça como foi desenvolvido o sistema de lacre das latinhas
O primeiro refrigerante armazenado em uma latinha foi a Coca diet, elaborada por Reynolds Metals Company, nos Estados Unidos. No ano seguinte, a RC Cola expandiu o uso das latas de alumínio para a sua produção, seguida da fabricante Pepsi-Cola. Sendo essas duas empresas pioneiras e grandes influenciadoras no mercado, após a comercialização dos seus produtos ocorreu o aumento significativo nas vendas desse tipo de embalagens.
Em 1975, no Brasil, a Skol comercializou o guaraná em alumínio, o Guaraná Skol. Nesse mesmo período Danuel F. Cudzik, da Reynolds Metalz desenvolveu o sistema intitulado “Stay-on-tab”, com a abertura no lacre substituindo então o “ pull-lab”. Após o lançamento, as fabricantes aderiram ao novo sistema e aplicaram nas embalagens das suas bebidas. Tendo como pioneira no uso a cervejeira estadunidense Fall City Brewing Company.
Até hoje as empresas utilizam a abertura stay-on-tab e a funcionalidade deste espaço no lacre frequentemente é pauta nas rodas de conversas, grupos e redes sociais. A dúvida em questão é: qual o objetivo do buraco nas latinhas?
Embora ao levantar esse questionamento se espere uma resposta complexa, na realidade a resposta é bem simples. É um espaço útil que pode ser utilizado para manter o canudo imóvel durante o consumo do refrigerante ou da sua bebida preferida. Dessa forma, evita que o consumidor derrube o canudo para fora da lata.
Comentários estão fechados.