Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que os gatos podem viver sem supervisão ou cuidado de um tutor. Porém, isso não é verdade, e eles precisam de cuidado e atenção durante todas as fases da vida.
Para te ajudar na criação de gatos, preparamos este artigo com as principais dicas e sinais de como avaliar a qualidade de vida do seu pet.
Arranhar móveis repetidamente
Todo mundo sabe que arranhar móveis é um comportamento natural dos felinos. Contudo, quando isso acontece repetida ou freneticamente, isso pode ser um sinal de:
- Estresse;
- Tédio.
Para melhorar esse aspecto, uma boa ideia é brincar mais e tornar a alimentação mais interessante.
Miados a todo instante
Você tem percebido que o seu gato está miando excessivamente? Alguns bichinhos até escolhem uma hora do dia para isso, geralmente ao fim da tarde e durante a madrugada. Esse comportamento pode ser entendido como tédio, necessidade de atenção devido à carência ou à dor.
Em caso de carência, o melhor a se fazer é garantir que o gato não fique só, seja com outro gatinho, seja com um acompanhante.
Comer muito
A maioria dos gatos não costuma comer em grandes quantidades. Então, caso o seu animal retorne muitas vezes ao pote de comida em busca de mais alimento, é bom se manter atento.
Isso pode ser um sinal para duas situações bem diferentes:
- Tédio;
- Falta de nutrientes na alimentação.
Aumentar a quantidade de brincadeiras e a qualidade da alimentação soluciona esse problema rapidamente.
Desânimo e sono
De fato, os felinos passam várias horas do dia dormindo ou cochilando. Porém, quando esse tempo ultrapassa as 15 horas, talvez não seja um bom sinal.
Para aumentar a felicidade dos bichinhos, explore o lado caçador dos gatos com petiscos pela casa e objetos onde eles possam se esconder.
Com poucas medidas, você pode tornar a vida do seu pet muito mais feliz!
Comentários estão fechados.