Como identificar o melhor azeite de oliva? Pesquisa revela os detalhes

Um estudo feito por pesquisadores espanhóis trouxe as respostas definitivas sobre como escolher o melhor azeite de oliva. Saiba mais!

Pesquisadores da Universidade de Jaén, na Espanha, realizaram um estudo para desenvolver um bom método de avaliar a qualidade do azeite de cozinha.

No caso, os cientistas desenvolveram uma maneira de analisar o produto com base em parâmetros químicos e sensoriais.

Veja também: Azeite gaúcho leva prêmio mundial como um dos melhores do mundo

O estudo foi publicado na revista Food Chamistry e contou com 53 amostras de azeite advindas de vários países e regiões diferentes. O resultado atingido tem sido classificado como surpreendente pelos estudiosos.

O que o estudo sobre a qualidade do azeite demonstrou?

Em primeiro lugar, um bom azeite é aquele que possui um alto grau de compostos fenólicos. Isso quer dizer que o produto deve ter uma grande concentração de antioxidantes, pois eles protegem o óleo da oxidação.

Mais do que isso, esse tipo de substância trabalha de forma harmônica com o organismo, proporcionando benefícios.

A pesquisa também mostrou que os melhores azeites precisam ter baixo teor de ácidos graxos livres. Ao contrário, é necessário possui uma alta proporção de ácido eleico, ajudando na diminuição do colesterol e da pressão arterial.

Sinais que podem ser percebidos

No entanto, não são apenas as características químicas “invisíveis” a olho nu que classificam um bom azeite. Produtos de qualidade devem ter aroma frutado, o qual pode ser variável a depender do grau de maturação.

Enquanto isso, sobre o gosto, é importante que existam notas amargas, picantes e doces coexistindo em perfeito equilíbrio.

Perceber a presença de sabor de mofo, ranço ou avinagrado é um péssimo sinal. Essas características demonstram se tratar de um óleo de baixa qualidade.

Sobre a cor, o ideal é que esteja em uma variação entre verde e amarelo. Contudo, é importante destacar que a coloração pode ser bem diversa, já que depende do tipo de azeitona utilizada.

Em relação à textura, o azeite deve ter um paladar fluido e untuoso, provocando prazer ao tocar a língua. Isso quer dizer que você não deve sentir aquela sensação gordurosa dentro de sua boca.

De onde é o melhor azeite?

Por fim, a pesquisa entender que os melhores azeitas costumam ser os espanhóis, especialmente da região de Andaluzia. Porém, Portugal, Itália e Grécia também possui ótimas opções.

Países da América do Sul deixaram a desejar no teste para identificar o que deve ter um bom azeite de oliva.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.