Como identificar pais narcisistas na criação dos seus filhos? Veja os sinais!
Pais narcisistas podem promover diversos traumas na vida dos seus filhos, além de prejudicá-los em suas escolhas, atitudes e pensamentos. Cuidado!
Pessoas de personalidade narcisista tendem a se sentir superiores aos demais e deixam claro a diferença e soberania sobre os outros. Sabendo a importância dos pais no desenvolvimento da personalidade das crianças, trouxemos um breve artigo sobre como identificar os narcisistas e como eles podem prejudicar a vida dos seus filhos. Fique atento!
Leia mais: Sinais de que você sofreu abuso emocional de seus pais
Como identificar um pai narcisista?
Confira agora como você pode identificar pais, avós ou responsáveis que são narcisistas e nocivos.
Não permite que os seus filhos sejam independentes
Eles tendem a martirizar os seus filhos, evitando que se tornem independentes e autores das suas próprias escolhas, pois os enxergam como uma ameaça, logo fazem de tudo para que eles não saiam do controle. Dessa maneira, eles desvalorizam os interesses dos seus filhos, ignoram as opiniões, objeções, sonhos e a liberdade de expressão.
Ignoram as conquistas
Quando os filhos conquistam algo por realizar a própria vontade, mesmo que seja algo muito bom, este não é um motivo de vitória para um pai narcisista, visto que o que importa para ele é que o seu filho siga os seus passos.
Estimulam nos filhos a crença de superioridade
Por se sentirem melhor que os outros, eles incentivam os seus filhos a se sentirem também dessa maneira e os estimulam a demonstrar para os demais o quanto são bons em tudo o que fazem. Além disso, pais narcisistas abominam atitudes de empatia e respeito ao próximo que não se enquadram nos seus padrões já estabelecidos.
Manipulações por meio de chantagens
E ao estabelecer um padrão, os narcisistas fazem de tudo para manipular os seus filhos por meio de chantagens emocionais, comparações desleais e opressões psicológicas.
Tais opressões fazem com que os filhos desenvolvam conflitos internos, estresses, ansiedade e até mesmo depressão.
Comentários estão fechados.