Quer economizar? Aprenda a lavar roupas poupando água e energia elétrica

Estratégias para lavar roupas de maneira mais eficiente reduz o desperdício e gera economia para o consumidor.

A tarefa de lavar roupas é uma daquelas que não dá para fugir, mas muitos consumidores consideram o tempo gasto com a atividade algo muito desvantajoso. Somando a essa dificuldade está o consumo de água e energia elétrica, que também costuma ser bastante elevado.

Entretanto, existem algumas estratégias para otimizar a lavagem, sem impactar na qualidade do processo, para evitar custos em excesso. As dicas são da Mueller, a primeira empresa a produzir uma lavadora para o Brasil.

Como poupar água e energia ao lavar roupas

Confira como diminuir seus gastos durante o processo de lavagem de roupas:

1. Lavadora ideal

A lavadora é o primeiro fator a ser considerado quando o assunto é economizar, sobretudo porque existem dezenas de modelos disponíveis no mercado. O eletrodoméstico precisa acompanhar as demandas da casa, ou seja, quanto maior a família, maior deve ser a capacidade da máquina. Realizar várias lavagens em um equipamento de menor capacidade consome muitos recursos.

2. Nível da água e ciclo

Para consumir apenas a quantidade de água necessária, o consumidor deve ajudar o nível com base no volume de roupa a ser lavada. Além disso, vale sempre a máxima de acumular um bom número de peças para ocupar a capacidade total da lavadora, mas nunca ultrapassar a quantidade de quilos indicada.

Outro ponto a ser observado é o ciclo de lavagem ideal para cada condição ou tecido. Se as peças não estiverem muito sujas, escolher um ciclo mais rápido ou econômico supre perfeitamente as necessidades e ainda poupa água e energia.

3. Quantidade de sabão

Colocar sabão em excesso no dispenser não deixa as roupas mais limpas, mas pode provocar manchas, dificultar o enxágue e pesar no bolso. Também é bom evitar produtos de baixa qualidade, que além de não entregarem o resultado prometido, podem acabar fazendo a roupa precisar de uma nova lavagem.

4. Reutilização da água

A água do último enxágue das lavagens de roupa, que contém apenas o excesso do amaciante, deve sempre ser reutilizada pelo consumidor em uma nova lavagem ou mesmo para limpar a casa. Se preferir utilizar no próximo ciclo, a dica é tomar cuidado ao retirar a água e usar um balde para não molhar o painel.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.