Como estudantes podem lidar com o estresse das provas?
Veja estas dicas que podem ser úteis para ajudar as crianças a lidarem com o estresse dos exames.
Tanto na escola quanto na universidade, o estudante tende a passar por momentos de diversão, emoção e estresse. Devido a isso, é bastante comum que muitos sofram de ansiedade e nervosismo com provas, projetos e apresentações, o que pode ser ruim para a saúde mental e física desses alunos. Por isso, veja algumas dicas de como lidar com o estresse das provas.
Estresse com provas é prejudicial para jovens
Comumente, os jovens apresentam expectativas de irem bem nas provas, e muitos não sabem lidar com as notas ruins. Esse medo pode dificultar cada vez mais o aprendizado desses estudantes e contribuir para o desenvolvimento de estresse pré-prova.
Alguns dos principais sintomas são:
- Muita preocupação;
- Alta tensão;
- Dores de cabeça e estômago constantes;
- Irritação;
- Sono desregulado;
- Perda ou aumento de apetite.
Dicas para aprender a lidar melhor com o estresse antes de exames
Gerenciar o tempo
Gerenciar seu tempo e ter o mínimo de organização é necessário para te ajudar a manter a calma para as provas. Também é importante determinar as prioridades das atividades, para que você não deixe o mais importante para a última hora. Organize intervalos para se alimentar, beber água e manter o foco.
Alimentação, sono e exercícios regulados
Uma alimentação ruim, poucas horas de sono e falta de atividade física colaboram para o agravamento de sintomas de ansiedade. Por isso, é preciso se certificar de que você está tendo 8 horas de sono, além de uma dieta saudável, rica em proteínas e com um bom consumo de água.
Cerca de 30 minutos de exercício por dia também podem te ajudar a ser mais produtivo e se distrair menos.
Não entrar em pânico
Caso sinta que você está entrando em pânico com a prova, inspire, segure o ar e expire. Faça isso várias vezes até que você se acalme e possa continuar.
Não ter medo de pedir ajuda
Caso você sinta que não está entendendo, não consegue acompanhar o assunto ou se está com dificuldade de responder as atividades, não fique com receio de pedir ajuda aos seus professores. Até seus colegas podem ter um papel importante nessas horas.
Comentários estão fechados.