Como lidar com o fim de uma amizade e preservar as boas lembranças?

Para muita gente, romper com amigos é pior que terminar relacionamentos amorosos.

Você sabe como lidar com o fim de uma amizade? Para muitas pessoas o rompimento da relação com os amigos consegue ser ainda pior do que terminar relações amorosas. Isso porque o fim de uma amizade significa que perdemos apoio emocional e que não teremos mais aquela pessoa para dividir angústias, medos e alegrias. Ou seja, deixamos ir um pedaço de nós, então não é fácil virar a página. Ao longo deste artigo falaremos sobre como lidar com um término de amizade. Confira!

Leia mais: Veja como se inscrever para uma das 400 vagas disponibilizadas pelo C6 Bank

Como lidar com o fim de uma amizade

Primeiramente é preciso entender que a vida é feita de ciclos. Às vezes os ciclos com algumas pessoas duram uma vida inteira, mas é comum que se encerrem em poucos ou até mesmo muitos anos após a amizade, seja por conta de desentedimentos ou mesmo por caminhos diferentes que precisam ser traçados. Querendo ou não, as amizades, na maioria das vezes, são cíclicas também.

Pense: quem foram seus amigos ao longo da vida? Inicialmente temos os amiguinhos da escola, depois os da faculdade ou cursos e após esse período surgem os amigos do trabalho… E por aí vai, pois nosso círculo social está sempre se renovando. Diante disso, devemos saber o que fazer para lidar com o rompimento de uma amizade visto que isso pode ocorrer em todas essas fases.

  • Crie novas memórias com novas pessoas

As pessoas são únicas, isso é um fato. Você não vai viver exatamente a mesma relação que tinha com um determinado alguém, mas por outro lado, você pode (e deve) se abrir para novas experiências. Portanto, aproveite a vida e crie novas memórias com quem está presente na sua vida e te faz bem.

  • Lide com as mágoas

Às vezes as amizades acabam por causa de algum desentendimento ou traição que geram mágoas e rancor. Esses sentimentos não são benéficos para ninguém e precisam ficar para trás. Tire um tempo para digerir essas emoções e seguir em frente sem sentimentos ruins no coração, que só trarão malefícios para você. O alívio em se livrar deles também tirará um grande peso de seu coração.

  • Não se culpe

Essa dica é fundamental para seguir em frente, pois as coisas acontecem porque precisam acontecer. Não gaste tempo se culpando nem remoendo os eventos que levaram ao fim de uma amizade. Além disso, não procure outros culpados (seja a pessoa que você parou de falar ou terceiros), pois isso não será uma solução para o que passou.

  • Não fale mal do seu “ex-amigo”

O respeito e a consideração são aspectos muito importantes das relações, mesmo quando elas não existem mais. Mesmo que você deixe de ter uma amizade com alguém, não fale mal da pessoa e nem exponha os segredos que foram compartilhados, afinal, não seria nada legal se fizessem isso com você, não é? Isso também fará com que você não tenha mais nenhum assunto que o (a) prenda ao passado com essa pessoa e poderá seguir de uma vez.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.