Dicas para lidar com pessoas que são passivo-agressivas

Coloque essas dicas em prática e saiba como lidar com esse tipo de gente.

Lidar com pessoas passivo-agressivas não é nada fácil, até porque, muitas vezes, elas agem de forma vitimista, procrastinadora e teimosa, o que é muito chato. Com isso, é comum que confrontem de forma corriqueira os indivíduos que estão ao seu redor. Dessa forma, no artigo de hoje, você poderá conferir algumas dicas para saber como lidar com pessoas passivo-agressivas. Confira.

Leia mais: ESTES 9 sinais denunciam que alguém está se sentindo intimidado por você

Saiba como lidar com pessoas passivo-agressivas:

Veja essas dicas que preparamos para você e saiba como lidar com esses indivíduos:

Identifique o comportamento

O primeiro passo para lidar com as pessoas passivo-agressivas é identificando o comportamento, já que é muito comum que elas ajam de modo sutil e te façam se sentir triste sem nem saber o porquê. Elas também tendem a reclamar de forma constante sobre algo ou alguém, além de apresentarem comportamentos inconsistentes, dizendo uma coisa e fazendo outra, por exemplo. Outro ponto a se observar para ter certeza de que você está lidando com um indivíduo passivo-agressivo é que ele tem muita dificuldade em elogiar você ou alguma outra pessoa próxima, devido ao ressentimento que possui. Com isso, claro que o ponto mais importante a se observar para saber se ele é ou não passivo-agressivo é que pessoas assim tendem a ser extremamente negativas e nunca possuem esperança com nada.

Seja franco e critique a maneira como ela está agindo

Agora que você já sabe como identificar uma pessoa passivo-agressiva, chegou a hora de te mostrar o que fazer, então a primeira dica é: seja totalmente franco e critique as atitudes dela. Sei que muitas vezes é difícil criticar pessoas de que gostamos ou temos respeito, mas, quando esse tipo de gente passa do limite, é preciso mostrar a ela que limites existem e que devem ser respeitados. O ideal é saber como falar e mostrar que aquele comportamento não é o ideal, principalmente para cultivar relações interpessoais. Lembre-se: não existem pessoas passivo-agressivas, mas sim pessoas com comportamento passivo-agressivo. Portanto, tente mostrar a essa pessoa o caminho certo a se seguir.

Fale sobre as atitudes do presente

Quando você for conversar com essa pessoa, busque não voltar ao passado, mas sim mostrar as atitudes do presente. Como falamos anteriormente, elas não elogiam, portanto, podemos concluir que as críticas fazem mais parte do vocabulário delas. Com isso, quando alguém te criticar, ainda que você já esteja cheio das críticas feitas por esse alguém todos os dias, busque mostrar como AQUELA crítica foi dolorosa para você.

Esteja aberto a se comunicar

Nada melhor do que uma boa conversa para dar um basta em alguém, não é mesmo? Como as pessoas passivo-agressivas correm das conversas, demonstrar que você está ali aberto para conversar pode ser uma ótima opção. Isso porque você expõe que é alguém acolhedor e que está ali para ajudar em vez de demonstrar que deseja iniciar uma guerra.

Preste atenção em seu comportamento também

Nenhum de nós está imune a esse tipo de comportamento, por isso, sempre busque se policiar e observar suas atitudes. Dessa forma, caso você também esteja sendo passivo-agressivo, poderá mudar e, assim, criar um ambiente melhor, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.