Como limpar a casa depois que alguém se cura da gripe ou resfriado?

Os germes podem permanecer por várias horas em algumas superfícies, por isso procure higienizar bem.

Com o advento da pandemia, com certeza os cuidados em relação à higiene, tanto pessoal quanto doméstica, tornaram-se fatores mais relevantes para a sociedade. Dessa forma, aqui vamos te ensinar exatamente como limpar a casa depois que alguém esteve gripado ou mesmo resfriado. Acompanhe a leitura e saiba exatamente de que modo fazer isso.

Leia mais: Não perca essas dicas de como usar o limão para limpar a casa

Por que devemos higienizar nossa casa após sintomas gripais?

Não levando em conta apenas os casos de covid-19, as gripes comuns também são transmitidas por vírus e também merecem sua devida atenção. É necessário realizar alguns métodos de limpeza e desinfecção para diminuir as chances de novos contágios. Para isso, também deve existir uma atenção especial aos locais onde a pessoa infectada esteve, além dos objetos que foram mantidos em contato com as mãos. Por exemplo, todas as maçanetas, roupas de cama e celulares são alguns dos objetos que precisam ser higienizados.

Não espere para desinfetar a sua casa

Você não deve esperar mais de 24 horas antes de limpar e higienizar a sua casa, uma vez que os sintomas tenham ido embora. No entanto, algumas superfícies requerem desinfecção imediata sem esperar que o paciente se recupere. Como, por exemplo, controles, interruptores de luz e maçanetas.

Esses são objetos de toque humano, onde as bactérias são armazenadas e transportadas. Além disso, costumam passar várias mãos nesses locais. Porém, já os lençóis e outras roupas de cama são itens que devem ser limpos somente 24 horas após o fim dos sintomas.

Como higienizar o cômodo em que a pessoa infectada por covid-19 ficou?

Para fazer a melhor limpeza no cômodo de alguém que teve covid-19, recomenda-se o uso de álcool 70% na superfície com um pano úmido. Você pode jogar desinfetante e alvejante no chão (a depender do material, dilua com água).

No entanto, já que a pessoa está isolada em seu cômodo, o ideal é que ele mesmo limpe no dia a dia, com pano úmido, os móveis e locais que forem tocados. Claro que essa recomendação vai variar com o grau de sintomas. Mas, no geral, na medida que for ficando melhor, vá higienizando o local.

Isso é importante também para evitar que se acumule poeira no ambiente, pois pode ser prejudicial e você precisa manter seu quarto limpo e ventilado. Assim que der, faça uma limpeza no local.

Os principais ambientes para higienizar

Não há necessidade de limpar profundamente todas as áreas da casa. Se você não tiver tempo suficiente para fazê-lo, é aconselhável procurar qual o ambiente principal em que o método de desinfecção pode ser aplicado. Como os aconselháveis a seguir.

  • Cozinha

No caso da cozinha, dê uma atenção especial aos puxadores de armários e eletrodomésticos. Esses são locais de contato que nem sempre são higienizados e podem estar cheios de bactérias quando há alguém doente na casa.

  • Banheiro

Esse é um local clássico que exige a desinfecção diária, pois é preenchido com superfícies comumente usadas e pode conter vestígios de secreções de pessoas gripadas. Devemos tentar higienizar todas as áreas onde as pessoas passaram ou tocaram.

  • Celulares e eletrônicos

Claramente, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos fixos ou portáteis são frequentemente usados ​​manualmente. Portanto, são superfícies onde as bactérias podem habitar, logo, são pontos de transmissão. A desinfecção adequada para esses aparelhos é a medida mais recomendada quando uma pessoa que mora na mesma casa adoece. Porém, fique atento e siga as instruções do fabricante para limpar cada aparelho e não danificá-los.

  • Superfícies

Objetos como cortinas, tapetes ou estofados costumam passar despercebidos, porém, o vírus da gripe pode sobreviver nessas superfícies por mais de 24 horas. Portanto, esses objetos devem ser desinfetados com água e sabão. Além disso, vários itens do dia a dia, como plástico e metal, contêm superfícies mais duras. Assim, é vital lembrar com qual desses a pessoa infectada teve contato. Podemos usar um desses itens como exemplo para você se atentar.

  • Interruptores;
  • Videogames;
  • Controles (ar e televisão, por exemplo);
  • Maçanetas e puxadores;
  • Chaves e penduricalhos.

O que fazer para a sua proteção pessoal ao final da limpeza?

Lembre-se que ao final de cada etapa de limpeza você deve lavar as mãos com água e sabão, álcool gel ou até mesmo tomar um banho. Até porque, as pessoas que realizam essas limpezas também podem espalhar o vírus. Além disso, o ideal é que você utilize todos os equipamentos de segurança que você tiver em casa, como luvas, óculos e máscara. Também é importante ventilar os espaços onde o paciente esteve presente, para que circulem novos ares.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.