Como macarrão e arroz podem se tornar opções mais saudáveis 24 horas após o preparo

Saiba como cozinhar e resfriar macarrão ou arroz pode torná-los mais saudáveis, formando assim amidos resistentes. Confira aqui os benefícios!

Cozinhar macarrão ou arroz e deixá-los esfriar durante a noite na geladeira pode ser a chave para tornar esses alimentos mais saudáveis, segundo estudos recentes. A prática leva à formação de amidos resistentes, uma versão mais saudável dos amidos naturais, associados a benefícios como menor nível de açúcar no sangue, melhor saúde intestinal e potencial redução do risco de certos tipos de câncer.

Veja também: ALERTA! Onda de calor mortal pode atingir o Brasil em breve, diz pesquisa

Sobretudo porque a transformação dos amidos ocorre devido a alterações na estrutura dos alimentos ricos em amido quando são resfriados, de acordo com especialistas como Balazs Bajka, fisiologista intestinal do King’s College London. O amido resistente, uma forma de fibra, é naturalmente presente em diversos alimentos vegetais, como grãos integrais, feijões, nozes e bananas-verdes.

Amidos resistentes: o que são?

Ao compactar as moléculas de amido durante o resfriamento, elas se tornam mais difíceis de digerir, resultando em amidos resistentes. Essa característica faz com que esses amidos não elevem significativamente os níveis de açúcar no sangue, ao contrário do amido regular.

Benefícios para a saúde intestinal

Kimberley Rose-Francis, nutricionista especializada em diabete, destaca que os amidos resistentes, por não serem facilmente digeridos, permanecem nos intestinos, onde alimentam bactérias benéficas.

Dessa maneira, esse processo promove o crescimento dessas bactérias e a produção de moléculas associadas a benefícios como níveis mais baixos de colesterol, redução da inflamação e melhor saúde intestinal.

Amidos resistentes e a prevenção de alguns tipos de câncer

Estudos também sugerem que os amidos resistentes podem desempenhar um papel na redução do risco de certos tipos de câncer.

Uma pesquisa recente envolvendo pessoas com Síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de câncer, revelou que aqueles que consumiram suplementos de amido resistente tinham metade da probabilidade de desenvolver outros tipos de câncer, especialmente do trato gastrointestinal superior.

Aumento do teor de fibra dos alimentos

Além dos benefícios para a saúde, a técnica de cozimento e resfriamento aumenta efetivamente o teor de fibra dos alimentos. Mindy Patterson, professora associada de nutrição e ciências alimentares na Texas Woman’s University, destaca que a fibra, especialmente na forma de amido resistente, está associada a benefícios como menor risco de doenças cardíacas, diabete tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Recomendações para incluir mais fibras na dieta

Especialistas recomendam incluir mais fibras na dieta, seja na forma de amido resistente ou não, destacando que essa prática pode ser especialmente útil para pessoas com diabete tipo 2 ou pré-diabete.

Por fim, para aqueles que evitam alimentos ricos em amido devido ao medo de aumentar os níveis de açúcar no sangue, a técnica de cozimento e resfriamento oferece uma abordagem promissora, segundo nutricionistas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.