Como montar a lancheira escolar das crianças e fazê-las participar deste momento

É importante que as crianças participem da montagem das suas refeições para entender a importância de uma alimentação saudável.

Se você tem filhos, sabe que uma das obrigações diárias no período escolar é o preparo dos lanches. Nesse sentido, preparamos algumas dicas de como organizar a lancheira das crianças de forma que elas também possam participar deste momento, afinal é muito importante que elas comecem a ter autonomia em relação às escolhas alimentares.

Leia mais: 3 sinais que mostram quando uma criança está com ansiedade

Como organizar a lancheira junto com as crianças

O período da infância é fundamental para a formação dos hábitos alimentares, uma vez que essa fase é marcada por descobertas e pelo desenvolvimento da criança como um todo. Isto é, tanto em relação ao corpo e à cognição, quanto às preferências e aversões. Por isso, é fundamental que haja estímulo para escolhas mais saudáveis.

O momento de organizar os lanches é uma excelente oportunidade para fazer as crianças conhecerem novos sabores, texturas e como combinar diferentes alimentos. Essa consciência é muito útil para que elas aprendam a fazer boas escolhas alimentares.

Dicas para fazer as crianças participarem da montagem da lancheira

Você deve ensinar as crianças a descascar mais e desembalar menos, portanto, sempre coloque opções diferentes de frutas e permita que elas escolham quais querem levar para a escola, considerando até mesmo a praticidade. Por exemplo: uma banana é mais fácil de transportar e de comer do que uma melancia.

Uma outra dica é fazê-las diferenciar os grupos de alimentos de acordo com a função de cada um. Pães e massas são fontes de energia, enquanto carnes, queijos e iogurtes são ricos em proteínas que tem função de construir músculos e promover o crescimento, já as frutas e legumes, por sua vez, fornecem vitaminas e minerais.

Faça com que elas entendam que precisam montar lancheiras completas, com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Você pode até comprar potes coloridos para que elas associem com maior facilidade. Exemplo: frutas em potes vermelhos e alimentos fonte de proteína em potes azuis.

Com essas dicas você estará ensinando seus filhos a se alimentarem de forma saudável, com consciência do que estão comendo e, sobretudo, com responsabilidade sobre suas escolhas. Isso é especialmente importante para prevenir o surgimento de problemas de saúde crônicos como a obesidade, a hipertensão e a diabetes tipo 2.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.