Objetos com valor sentimental atrapalham organização doméstica; estas dicas simples te ajudam a se libertar

Acreditamos fielmente que a sua casa não é um museu, correto? Então, não é necessário guardar tantas coisas.

Todo mundo já passou pela experiência de precisar organizar a casa e sentir dificuldade para se desfazer de um item com grande valor sentimental. O apego pode estar relacionado tanto ao objeto quanto a quem te presenteou, e até mesmo a alguma situação vivida com o item, como a camisa usada no primeiro encontro que se tornou um relacionamento feliz.

Contudo, essa prática pode atrapalhar sua organização doméstica. Confira aqui como não acumular objetos em casa.

Você não precisa guardar tudo

Como cada pessoa possui uma razão própria para se apegar a certos itens, é fundamental cortar os laços imaginários que te unem a certos objetos. É o que diz o criador de conteúdo Andrew Mellen em seu perfil no TikTok.

Segundo Mellen, é possível fazer o destralhamento de itens que são importantes, mas atrapalham a nossa rotina e a própria organização do espaço doméstico, sem culpa e estresse.

A seguir, confira três dicas compartilhadas por ele em suas redes sociais para se libertar de itens com valor sentimental:

1. Sua casa não é um museu

A primeira dica é engraçada, mas faz sentido: o seu lar não é um museu. Portanto, não é só porque alguém lhe presenteou com determinado objeto que se torna uma obrigação manter esse item guardado.

Normalmente, o sentimento de culpa está associado ao movimento de jogar esses objetos fora. Observe o motivo dessa sensação surgir e apenas a deixe ir junto com o objeto.

Desvincule o objeto das histórias que estão relacionadas a ele

Lembranças de nossas vidas que não estão relacionadas a um propósito podem ser mais difíceis de se desvincular, porque ao observar o objeto, passamos a reviver o momento.

Para Mellen, o segredo é não reviver as histórias em pensamento. Por isso, sair do local por alguns instantes e depois analisar verdadeiramente cada objeto vai te ajudar a se libertar desses itens, caso eles não façam mais sentido na sua vida.

Crie uma biblioteca digital dos itens

Objetos dos quais você quer se desfazer, mas gostaria de manter uma lembrança, como cartas ou fotografias, podem ser colocados em uma biblioteca digital de memórias ou em um livro de recordações.

As fotos podem ser os itens mais complicados de organizar. Assim, estipule um tempo somente para elas e evite reviver as lembranças em sua mente. Se depois de classificar as fotos algumas não fizerem mais sentido, liberte-se delas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.