O que é o Bolsa Verde? Conheça o novo programa ligado ao Bolsa Família

Venha descobrir o que é o programa Bolsa Verde e seus benefícios.

A partir do ano que vem, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai dar início a um novo programa de assistência social e ambiental ligado ao Bolsa Família.

O “Bolsa Verde” tem como objetivo contribuir com um pagamento trimestral de uma pequena quantia a famílias em situação de extrema pobreza e que vivem em áreas relevantes de preservação do meio ambiente. No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre como o Bolsa Verde vai funcionar.

Leia mais: Governo Lula vai fazer limpeza no Cadastro Único a partir do ano que vem 

Programa de assistência social e ambiental ligado ao Bolsa Família

O Bolsa Verde funcionou durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff e em uma pequena parte do governo Temer. O programa contribui com 300 reais a cada três meses para famílias em situação de extrema pobreza e que vivem em áreas relevantes de preservação ambiental.

Para receber essa quantia, a família deve se comprometer a cuidar da região onde vive de forma sustentável, contribuindo assim para a preservação da natureza. Além disso, as famílias auxiliam nas denúncias, ajudando no trabalho de monitoramento e proteção dessas áreas.

O Ministério do Meio Ambiente terá garantidos 200 milhões de reais no orçamento para o programa, sendo uma prioridade da pasta para 2023.

O programa provavelmente será liderado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e com a Secretaria de Patrimônio da União. Vale ressaltar que o valor da bolsa paga trimestralmente ainda está em revisão.

Para participar do Bolsa Verde, a família em questão deve estar registrada no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal, ter uma renda mensal de até 77 reais por pessoa, ser beneficiária do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e viver próxima de áreas de conservação ambiental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.