Como o genótipo e o fenótipo afetam sua aparência?

Conheça conceitos ligados à genética que são capazes de explicar características ligadas a aparência física de cada individuo.

0

Sabemos que cada ser humano é diferente um do outro em questões físicas ligadas a aparência. Mas o que gera dúvidas em muitas pessoas é como essa diferenciação é feita? Porque algumas pessoas são loiras, outras morenas, algumas altas outras baixas? É o que você vai descobrir agora!

Primeiramente, deve-se estabelecer noções básicas sobre genética.
Um dos conceitos primordiais para explicar a aparência das pessoas estão baseados nos termos de “fenótipo” e “genótipo”

O que é genótipo?

O conceito de genótipo está ligado à composição genética de um indivíduo, ou seja, refere-se aos genes existentes em determinados indivíduos. Por ser uma porção da molécula de DNA que possui as nossas informações genéticas, o gene, é responsável por garantir a determinação de algumas características hereditárias, isto é, que são transmitidas de pais para filhos.

Ou seja, diz-se que o genótipo, sendo o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somado às influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas).

O que é fenótipo?

Fenótipo se refere a característica externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos indivíduos. Isso se dá devido ao resultado da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo etc.

Sendo assim, a  combinação dos genes (genótipo), que posteriormente determinará a aparência do individuo (fenótipo) é a responsável pela aparência do ser humano. No grupo dos genes, há aqueles conhecidos como “dominantes”, que são traços que se manifestam com mais força, e genes “recessivos”, características que não se manifestam.

Com isso, é possível entender, por exemplo, a predominância da cor dos olhos castanhos do pai (dominante), perante os verdes da mãe (recessivo). Para que tenha olhos verdes, já que o gene é recessivo, é necessário que não só o pai, mas o casal tenha o gene dos olhos verdes, para que  cruzamento seja capturado este gene de ambos.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.