Veja como o Facebook foi obrigado a jogar sujo contra o seu concorrente

Novos aplicativos têm roubado cada vez mais usuários do Facebook.

Por muito tempo, o Facebook, site criado por Mark Zuckerberg, foi a principal rede social do planeta. Apesar de ainda ser uma empresa de tecnologia gigante e reter boa parte do mercado, novos aplicativos desafiam cada vez mais o trono do grupo Meta. Por conta disso, o Facebook vem sendo obrigado a jogar sujo contra seu principal concorrente, o TikTok. O app chinês foi em disparada o mais utilizado de 2021, ganhando cada vez mais espaço entre os usuários.

Leia mais: Facebook Messenger traz de volta alguns dos recursos do MSN. Saiba quais são

Como o TikTok está roubando usuários do Facebook?

Basicamente, essa é a primeira vez que o Facebook está perdendo tantos usuários, especialmente jovens e adolescentes. Isso vem acontecendo porque o TikTok possui um formato capaz de reter esse público, através de vídeos curtos e com um algoritmo que consegue agradar a todos os gostos. Por conta disso, os números do app não param de crescer, alcançando mais de 3 bilhões de downloads.

Inclusive, o Facebook mostrou interesse em comprar a rede social chinesa, mas as negociações não foram para frente. Dessa forma, assim como ocorreu com o SnapChat, a empresa tentou integrar serviços semelhantes ao do concorrente em suas plataformas. Porém, dessa vez, o método não funcionou.

Como o grupo Meta tenta prejudicar o TikTok?

O Facebook foi denunciado por contratar uma consultoria para vincular o aplicativo chinês a conteúdos perigosos para jovens e adolescentes. Para isso, utilizaram alguns “challenges” presentes na plataforma para apontar que o TikTok incentiva agressão a professores e o vandalismo nas escolas. Logo, foi montada uma longa campanha difamatória de nível nacional.

O objetivo era apelar aos pais e responsáveis pelos jovens. Porém, o tiro saiu pela culatra, visto que não existem indícios de que essa trend começou pelo TikTok. Além disso, aparentemente, os desafios começaram justamente no Facebook.

Portanto, essa é a primeira vez que a gigante da tecnologia se vê ameaçada por uma concorrente e nenhuma das suas estratégias funciona. No final, a disputa entre as duas empresas pode trazer grandes mudanças para o mercado de redes sociais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.