Segunda via do RG e CPF: saiba como retirar de graça
Confira tudo que precisa para não gastar com a segunda via dos seus documentos.
Comumente conhecido como RG, sigla que advém de Registro Geral, esse documento é uma das principais formas de identificação, uma vez que nele constam informações como seu nome completo, nome dos seus pais, data de nascimento, entre outros dados. Além dele, outros documentos como CPF e certidão de nascimento também tem informações pessoais relevantes.
Por isso, em caso de perda, furto ou roubo, é muito importante retirar um novo documento para mantê-lo em mãos. Para obter essas informações, saiba como tirar a segunda via do RG, CPF e outros documentos de graça.
Leia mais: Saiba quais documentos são necessários para aposentadoria híbrida.
Como solicitar a segunda via dos documentos de forma gratuita?
Segunda via do RG
Nesse caso, você poderá se dirigir a três locais: Poupatempo, Secretaria de Segurança Pública ou a Polícia Civil. É preciso estar ciente dos documentos necessários para solicitar a emissão. São eles:
- 2 fotos 3×4 recentes;
- certidão de nascimento original ou cópia simples;
- certidão de casamento original ou cópia simples (caso seja casado);
- boletim de ocorrência original ou cópia simples (em caso de furto ou roubo);
- CPF original ou comprovante de inscrição na Receita Federal;
- Cartão do Cidadão Original (se você quiser que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou Pasep).
Pode haver uma taxação em relação à renovação do documento, sendo que isso costuma variar de região para região. No entanto, caso você obtenha um Boletim de Ocorrência, não será necessário fazer o pagamento da taxa.
Segunda via do CPF
Para esse tipo de documento, em caso de furto ou perda, é necessário acessar o site da Receita Federal. Feito isso, preencha os dados de maneira correta e, em seguida, será exibido o comprovante da emissão. A segunda via pode ser retirada em cartório ou entregue pelos Correios.
Segunda via da Certidão de Nascimento
Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento, basta ir até um cartório e fornecer toda a documentação solicitada. Uma vez feito isso, basta aguardar. Nesses casos, a taxação é feita a depender do estado e da cidade.
Comentários estão fechados.